Cinquentenário do Hospital de S. João

Acções do Serviço Religioso decorrem até ao fim do mês de Junho

O Hospital de S. João no Porto encontra-se em plena celebração do seu Cinquentenário que ocorre a 24 de Junho. O Serviço Religioso do Hospital não quis deixar de, aproveitando a oportunidade, “reforçar a consciência da figura do seu Patrono, S. João Baptista, nestes tempos em que as referências cristãs na vida pública parecem desvanecer-se” – sublinha um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Capelania do Hospital convida os que queiram participar nas iniciativas que promove e que “incluem eventos que vão ao encontro da Cidade e da Região que este Hospital serve”.

Exposição Iconográfica São João Baptista – I Olhares – Capela do Hospital de S. João De 14 de Maio a 15 de Junho
O primeiro acontecimento desta iniciativa já está a decorrer, na Capela do Hospital – piso 9: a Exposição Iconográfica S. João I Olhares que reúne algumas das melhores peças escultóricas e pictóricas de S. João Baptista, de vários estilos e períodos, provenientes da Cidade do Porto e de todo o Norte do país. Integrada na Exposição, realiza-se a série de Concertos Agnus Dei que inclui obras de Bach, Handel, Stanley e Vivaldi, Gounod em Órgão de Tubos por Filipe Veríssimo, Mestre Capela da Igreja da Lapa, com a colaboração de vários cantores deste tipo de música. A Exposição estará patente até 14 de Junho e, durante este período, cada quinta-feira, entre as 12he as 12. 30h, haverá um destes Concertos. Vale a pena ser vista e está acessível a todos os que se apresentem no Atrium Hospitalidade, nova entrada no Hospital, e manifestem esse desejo.

Sessão Cultural São João do Porto – Igreja de São João Novo,
Dia 3 de Junho.
Na próxima quarta-feira, às 21. 30h, decorrerá, na Igreja de S. João Novo a Sessão Cultural São João do Porto, com a participação de Hélder Pacheco, D. Manuel Clemente e do Coro Gregoriano do Porto. O primeiro abordará o tema: Do São João do Porto; o Bispo falará sobre Hospital de S. João ou João feito Hospital; o Coro Gregoriano interpretará as Vésperas II de S. João Baptista. Moderado por Filipe Almeida, Director do Serviço de Humanização do HSJ, este encontro é aberto a todos quantos queiram participar.

Exposição São João I Lugares Altos – Salão Nobre do Teatro Nacional São João,
De 12 e 21 de Junho
No Teatro Nacional São João, em 12 de Junho às 18h, será inaugurada uma outra valência da Exposição – a que expõe fotografias dos lugares altos joaninos da Cidade e do Norte do País. São inúmeros e belos os cumes e picos dedicados a São João Baptista, muitos deles ao longo do Douro. As fotografias são de João Lopes Cardoso. Na inauguração da Exposição será apresentado o Catálogo São João I Lugares Altos I Olhares, um livro de que integra todas as iniciativas incluídas neste processo e textos vários, inéditos de grande qualidade, produzidos no seu âmbito. A entrada é livre.

Recapitação de São João Baptista – Jardins do Hospital de São João,
Dia 15 de Junho, às 11h
No dia 15, às 11h, é o encerramento da Exposição na Capela e vai realizar-se a Recapitação de uma Escultura de S. João Baptista do sec. XVIII, de que se desconhece o autor e a proveniência anterior à década de sessenta do séc. XX. Nesta altura, encontrava-se na Torre da Calçada de Pedro Pitões, quem desce da Sé para o Seminário. Em 1974, a agitação que se viveu resultou na sua decapitação e exposição às intempéries. A cabeça foi recolhida no Seminário Maior e o corpo foi retirado mais tarde pela Câmara Municipal do Porto, já bastante danificado. Agora, descobertas as duas partes nos trabalhos de pesquisa para a Exposição, já restauradas pela Oficina de Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica, vai proceder-se à “estranha” operação de devolver a cabeça ao mais célebre decapitado da História, nos jardins do Hospital, onde a Câmara e o Seminário concordaram em colocar cada um a peça que tinha em sua posse, assinalando o Cinquentenário do HSJ e permitindo recuperar uma obra de arte de valor inestimável para a Cidade do Porto. A sua “recapitação” será um momento alto destas comemorações.

Missa de Acção de Graças – Capela do Hospital,
Dia 24 de Junho, às 12h
A Capelania do Hospital convida todos para a Celebração de Acção de Graças presidida pelo Bispo Diocesano, às 12h do Dia de S. João, 24 de Junho. A animação litúrgica estará a cargo do Coro de S. Tarcísio. A Missa é aberta à participação de todos quantos neste Hospital atravessaram os momentos duros da doença ou da perda dos seus, que serão recordados, mas também a quantos aí conheceram a alegria da cura ou a da mater/paternidade.

Te Deum – Igreja de S. João da Foz,
Domingo 28 de Junho às 16h
Na Igreja de S. João da Foz vai acontecer o epílogo das Comemorações. Será interpretado o Te Deum de Eugénio Amorim, com a colaboração dos Coros Paroquiais de Aldoar, Cedofeita, Senhora da Conceição e Foz. Intervirá também um Conjunto de Metais e os solistas serão a soprano Ângela Salves e o tenos Mário Alves. Antes do Te Deum, António Reis, director e actor do Seiva Trupe, interpretará o texto original de Mário Cláudio, dedicado a São João Baptista, Iter Praecursoris.
Para todas estas acções, todos são convidados, uma vez que, mais do que qualquer outra, o Hospital de São João é Casa de todos nós, onde muito, deste jogo entre a vida e a morte que é a existência pessoal de cada um, se trava e se decide.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top