Rádio Vaticano rende-se à publicidade

Pe. Federico Lombardi garante que linha editorial vai manter-se

Pela primeira vez quase 80 anos de história, a Rádio Vaticano decidiu transmitir anúncios publicitários. O anúncio foi feito esta Terça-feira pelo Pe. Federico Lombardi, porta voz da Sala de Imprensa do Vaticano.

A abertura da rádio à publicidade “não é uma novidade, mas uma notícia”, disse o Pe. Lombardi, explicando que a introdução de publicidade vai mudar alguns formatos, mas não implica nenhuma mudança nos conteúdos.

A Rádio Vaticano emite 24 horas por dia em FM, uma emissão que cobre quase toda a Itália e, através da Internet, o resto do mundo, facto que justifica a inserção de publicidade.

O primeiro anunciante é a companhia eléctrica italiana ENEL. O presidente, Pietro Gnudi explicou que o primeiro motivo que convenceu a empresa a comprar publicidade na Rádio Vaticano foi o carácter internacional da emissora, única no mundo.

A primeira transmissão está agendada para 6 de Julho. Até ao final de Setembro, a Rádio Vaticano vai transmitir 300 vezes um anúncio da ENEL, realizado em cinco idiomas (italiano, inglês, francês e alemão).

O bispo Renato Boccardo, secretário-geral da Cidade do Vaticano, reconheceu que esta iniciativa visa, para além da angariação de fundos, a colaboração com outras instituições.

Uma empresa italiana especializada na angariação de publicidade para órgãos de comunicação católicos vai escolher os anunciantes em função da qualidade e ética dos conteúdos. Estes serão, depois, propostos ao Vaticano.

Segundo o Pe. Lombardi o balanço anual da Rádio Vaticano ronda os 20 milhões de euros e que nos primeiros seis meses, o projecto espera arrecadar cerca de 200 mil euros.

A Rádio Vaticano transmite os programas em 45 idiomas.

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