Papa lembra desfavorecidos em discurso a Bispos do Peru

Bento XVI lembrou esta Segunda-feira os desempregados e os mais atingidos pela presente crise, num encontro com os Bispos do Peru.

O Papa referiu-se a situações de pobreza e debilidade que a Igreja no Peru não deverá esquecer: “os peruanos que carecem de trabalho e de adequada assistência educativa e sanitária, os que vivem nos subúrbios das grandes cidades e em zonas recônditas, e ainda os toxicodependentes ou os que se encontram envolvidos em situações de violência”.

Os Bispos peruanos encontram-se Roma para a visita «Ad limina» e o Papa começara por reflectir sobre o sentido desta visita periódica, “uma ocasião significativa para fortalecer os laços de comunhão com o Romano Pontífice e entre vós, sabendo que nas vossas preocupações pastorais há-de estar sempre presente a unidade da Igreja, para que as vossas comunidades, como pedras vivas, contribuam para a edificação de todo o Povo de Deus”.

Trata-se, observou, de “uma unidade nunca alcançada definitivamente, e que se deve construir e aperfeiçoar incessantemente”.

“Também hoje, como ao largo da história da Igreja, é imprescindível cultivar o espírito de comunhão, valorizando as qualidades de cada um dos irmãos que a divina Providência quis colocar ao nosso lado. De esta maneira, os diferentes membros do Corpo de Cristo conseguem ajudar-se mutuamente para levar a cabo as tarefas quotidianas”, acrescentou.

Bento XVI pediu que “os Bispos sintam a necessidade constante de manter vivo e de traduzir concretamente, na prática, o afecto colegial”, até porque “a autêntica unidade na Igreja é sempre fonte inesgotável de espírito evangelizador”.

“Exorto-vos a convocar todas as forças vivas das vossas dioceses, para que caminhem a partir de Cristo irradiando sempre a luz do Seu rosto, em particular com os irmãos que -porventura por se sentirem pouco valorizados ou não suficientemente atendidos nas suas necessidades espirituais ou materiais -buscam noutras experiências religiosas respostas às suas inquietações”, concluiu.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top