Vila Real celebra Dia da Diocese

Ao longo do fim de semana, com várias actividades em Murça A Igreja de Vila Real reúne-se em Murça, no próximo dia 7 de Junho, para celebrar o seu dia diocesano, na recta final do ano paulino.

“Com a hospitalidade que nos é própria e com o amor de que formos capazes, tudo faremos para que esse dia seja para ti de maior comunhão com a Igreja de Jesus Cristo”, refere a mensagem de abertura dos Padres do Arciprestado Douro II, no site oficial da iniciativa (www.diadadiocese.pt.vu).

Esta é uma iniciativa com 15 anos de existência que, desta feita, conta com um programa mais ambicioso que espera atrair à vila de Murça pessoas de todos os cantos do Distrito.

Preparado, ao pormenor, aquele dia pretende ser ao mesmo tempo, um dia de reflexão e de festa. A parte da manhã, mais dedicada ao encontro e à reflexão, envolverá crianças, jovens, escuteiros, adultos… com actividades diversas. À frente de cada uma das actividades há um sacerdote do Arciprestado que é o responsável e procura organizar tudo, envolvendo estruturas diocesanas importantes como os professores de Educação Moral Religiosa Católica, o Seminário Maior, e os diferentes secretariados diocesanos.
Aqueles sacerdotes, ainda bastante jovens, estão convictos que para estas actividades acorrerão a Murça várias centenas de pessoas e que é necessário apostar num acolhimento o mais personalizado possível. Daí que esteja a ser constituída uma vasta equipa de acolhimento para que a hospitalidade seja, de facto, uma realidade.
A parte de tarde, sem perder o carácter festivo, terá como ponto alto a celebração da Eucaristia. Após o almoço, que poderá ser o farnel ou a ida a um restaurante de Murça, as Bandas de Música daquela zona pastoral, convidarão a todos a participar no cortejo para a Missa. Cada paróquia levará a sua respectiva bandeira. As pessoas, serão convidadas a levarem algo com a cor do seu Arciprestado, proporcionando, dessa forma, um ambiente de festa e de alegria.
A Eucaristia, celebrada na praça principal da vila, será presidida pelo Bispo da Diocese D. Joaquim Gonçalves. A concelebrar estará o Bispo Coadjutor D. Amândio Tomás e a maioria dos sacerdotes da Diocese.
Após a Eucaristia, as bandas de Murça e São Mamede de Ribatua – a organização espera também a participação da banda de Carlão – irão proporcionar um concerto a todos aqueles que neste dia quiserem juntar-se a nós, em Murça, pelo dia da Diocese.
Com um novo formato, este ano, o Dia da Diocese, espera em Murça, congregar milhares de pessoas de toda a Diocese.

Programa
Sexta feira – Dia 5 de Junho
21.00 – Exposição sobre São Paulo
22.00 – Concerto: Capella Douro

Sábado – Dia 6 de Junho
21.00 – Vigília para escuteiros – Caminheiros

Domingo – Dia 7 de Junho
09.00 – Acolhimento (as crianças terão um espaço próprio com actividades infantis ligadas ao Dia da Diocese)
10.00 – Palestra: S. Paulo e a Igreja e a Igreja em S. Paulo!
10.45 – Divisão dos participantes por grupos estruturados:
Adultos – workshops
Jovens – cidades de São Paulo
Escuteiros – caminhada com S. Paulo
13.00 – Almoço
14.30 – Arruada da Banda Marcial de Murça
15.00 – Início da Procissão
15.30 – Eucaristia
16:45 – Comunicado Final
17.00 – Concerto de Bandas

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top