O XXV Colóquio Europeu de Paróquias realizar-se-á em Mons, Bélgica, de 5 a 10 de Julho de próximo e terá como tema «Porquê transmitir a Fé?». O Secretariado Nacional do Colóquio Europeu de Paróquias está a organizar a participação de portugueses nesta iniciativa com "uma longa tradição da participação dos portugueses, que nos apraz continuar" – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A temática central – «Porquê transmitir a Fé?» – já foi desenvolvido no Colóquio Nacional do passado mês de Fevereiro. "Pretende-se agora tratá-lo dentro da realidade europeia, mais abrangente do que a portuguesa", sublinha o documento.
A apresentação e o desenvolvimento temático estão a cargo de peritos da Bélgica, Itália, Espanha e Alemanha, nas áreas da teologia pastoral, da sociologia e da catequética. "Trabalho em grupos linguísticos, visitas a paróquias da região, intercâmbio com pessoas de dezoito países europeus com realidades e experiências diferentes, são uma fonte de enriquecimento para os participantes e para as suas comunidades", finaliza.
O Colóquio Europeu de Paróquias é um encontro de cristãos de paróquias e comunidades cristãs dos países da Europa.
De dois em dois anos, num país europeu diferente, estes cristãos encontram-se em colóquio, onde partilham as suas experiências no que concerne a Igreja e a sociedade, partindo do seu envolvimento pastoral.
Pretendem, assim, participar com a sua própria identidade na construção europeia.
Propor a fé?
Quais as implicações de propormos a fé aos nossos contemporâneos? Que podemos nós, cristãos, dar hoje ao mundo? Através de que «renovação» devemos comunicar a nossa fé, por actos e palavras, num mundo em que qualquer transmissão é problemática? «A tua palavra é a minha alegria, e as delícias do meu coração», dizia o profeta Jeremias (Jr 15, 16a). É sempre a mesma Palavra de Deus que nos anima, nos fascina, e que, como baptizados, somos responsáveis por transmitir.