«A Cáritas vem lembrar, pela sua presença, que a paz é urgente e tem várias dimensões» – Marcelo Rebelo de Sousa
Lisboa, 17 dez 2024 (Ecclesia) – O presidente da República de Portugal recebeu a campanha ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, da Cáritas Portuguesa, e a ‘Luz da Paz de Belém’, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), no Palácio de Belém.
“A Cáritas vem lembrar, pela sua presença, que a paz é urgente e tem várias dimensões. Uma dimensão fundamental é a paz interior. Quem vive em egoísmo, na indiferença, quem se esqueça que só nos realizamos pelos outros e com os outros, não vive em paz”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, 16 de dezembro, citado pela Cáritas Portuguesa.
O presidente da República Portuguesa afirmou que a Cáritas diz que só há paz “se houver condições para a paz”, e alertou que “não há condições para a paz onde não se vive com dignidade, onde não há educação”.
“Onde não há direto de igualdade e de acesso ao que é necessário para construir um caminho de paz”, acrescentou.
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu as velas da campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, promovida pela Cáritas Portuguesa desde 2003; nasceu numa diocese francesa, em 1984, tornou nacional em 1991, da Cáritas Francesa (Secours Catholique), e estendeu-se à Europa 2002.
A rede Cáritas Portuguesa convida, com esta operação solidária, que decorre até ao dia 1 de janeiro, começa pelo tempo de Advento, à aquisição de uma vela, em formato estrela, com a cor branca ou vermelha, pelo valor unitário de 2€ (dois euros).
Com os valores angariados com a venda das velas, a organização da Igreja Católica destina 65% a financiar ações de impacto social em Portugal e os restantes 35% são para o Fundo Lusófono Laudato Si, criado há três anos, para projetos de Ecologia Integral das Cáritas nos países de língua oficial portuguesa.
“Este Natal todos podemos ser a Estrela de alguém e contribuir para que o nosso país seja este lugar de Paz para todos, todos, todos”, destaca a Cáritas Portuguesa, na informação publicada online sobre a “tradição que se cumpre anualmente” de entregar “as estrelas” na Presidência da República.
Esta segunda-feira, o presidente da República recebeu também a ‘Luz da Paz de Belém’, campanha de Natal do Corpo Nacional de Escutas, de uma comitiva do Escutismo Católico.
“Todos estamos convocados a ser construtores da paz, é mais frágil do que aquela luz que brilha naquela vela. Para a acendermos, foi preciso um enorme esforço, dedicação, cuidado, paciência, tolerância, amor e alegria. Para a destruir, tal como acontece com aquela chama, basta, às vezes, um sopro mais forte do vento da adversidade, da fome ou da solidão”, disse o chefe nacional do CNE, na Presidência da República, citado pela revista escutista ‘Flor-de-lis’.
Ivo Faria afirmou que são todos desafiados “a descobrir a família que está para além das portas das casas” e escolher serem “também membros dela”.
“Encontramos o verdadeiro caminho para vivermos em paz, e encontrarmos a nossa família, a partir da imagem da família de Belém, que nos constrói e convoca a construirmos novas famílias, juntando a comunidade numa única e só fraternidade”, acrescentou o chefe nacional do Escutismo Católico português.
A iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos; desde 1989, esta iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ tem sido realizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de vários países.
A Cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ realizou-se este domingo, dia 15 de dezembro, em Portimão (Diocese do Algarve), numa iniciativa com o lema “Navegamos por rotas de Alegria e Paz”.
CB