«Vamos colaborar, é aqui que mostramos se somos efetivamente humanos» – D. Manuel Linda
Porto, 12 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto convida os “irmãs e irmãos na fé, e todas as senhoras e senhores que não participam da fé católica” a participarem na campanha de Advento-Natal em favor da Terra Santa, da Conferência Episcopal Portuguesa.
“É muito preocupante a situação em Gaza. Há poucos dias um autodirigente internacional definia como o inferno na terra. Há problemas de todo o género, porque falta tudo, os medicamentos mais básicos que nós nem sequer consideramos quase como medicamentos, e o pão, e tudo”, explica D. Manuel Linda, num vídeo divulgado online pela Diocese do Porto.
A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, no dia 7 de outubro de 2023, que provocou cerca de 1200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas; Israel respondeu com uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, que causou, desde então, mais de 44.000 mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.
O bispo do Porto salienta que no meio da “noite escura” que se vive em Gaza, “há uma pequena luz”, que é a Paróquia de Gaza, “mantida sempre ativa e sempre no serviço dos seus irmãos”, coordenada pelo Patriarcado Latino de Jerusalém.
Neste contexto de necessidade, a Conferência Episcopal Portuguesa está a promover uma campanha solidária “em favor da Terra Santa”, neste tempo litúrgico de Advento-Natal, D. Manuel Linda salienta que é “um peditório extraordinário” para ajudar os irmãos que sofrem horrivelmente, “sejam os católicos cristãos, sejam inclusivamente os muçulmanos”.
Convido a todos à generosidade; conto com a generosidade de todos. Vamos colaborar, é aqui que mostramos se somos efetivamente humanos”.
O bispo do Porto pede também que em todas as paróquias da diocese se faça “um ofertório especial” para a Campanha Advento-Natal em favor da Terra Santa, e entreguem o ofertório até o dia 31 de dezembro deste ano, “para ser mandado, porque os pobres não podem esperar”.
A mensagem de D. Manuel Linda é dirigida às irmãs e irmãos na fé, “e todas as senhoras e senhores que não participam da fé católica”, que “vivem laços de humanidade”.
A CEP informa que todos os contributos devem ser enviados até ao final do ano através da transferência bancária PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9 e que no envio deve ser indicada a referência CEP TERRA SANTA e comprovativo para o e-mail cep.sgeral@ecclesia.pt.
Desde o início dos conflitos, o Papa tem apelado ao fim da guerra e à paz, à libertação dos reféns e ao acesso da população palestiniana à ajuda humanitária.
CB/OC