Episcopado católico alerta que «manifestações geram instabilidade e sofrimento para todos», uma situação que «exige de todos uma atitude de humildade»
Maputo, 12 dez 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) convocou uma “corrente ininterrupta de oração pela paz e harmonia nacional”, a partir deste domingo, de 15 a 23 de dezembro, sempre às 12h00, face aos “momentos extremamente desafiadores” que o país atravessa.
“Conscientes da força transformadora da oração e da espiritualidade, convidamos todos os cristãos e todas as pessoas de boa vontade, independentemente da sua crença ou tradição religiosa, a se unirem numa corrente ininterrupta de oração pela paz e harmonia nacional”, lê-se no comunicado da CEM, assinado pelo seu presidente, D. Inácio Saure, arcebispo de Nampula.
No documento a que a Agência ECCLESIA teve acesso, os bispos católicos de Moçambique salientam que o “país atravessa momentos extremamente desafiadores”, marcados por manifestações que geram instabilidade “e sofrimento para todos”.
“Esta situação exige de todos nós uma atitude de humildade, sinceridade, união, reflexão e busca sincera de soluções pacíficas e justas.”
A Conferência Episcopal de Moçambique informa que a “corrente ininterrupta de oração” começa este domingo, 15 de dezembro, e vai decorrer até ao dia 23 deste mês, às 12h00, “e por um período de 15 minutos”, cada pessoa é convidada a interromper as “suas atividades” e a rezar “um Pai Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai”, oferecendo pela intenção da paz no país lusófono.
“Quem preferir, pode fazer uma oração ou meditação pessoal, conforme a sua fé ou a sua tradição espiritual, suplicando o dom da paz”, acrescenta a CEM.
“Que este caro, conjunto, guiado pelo espírito de unidade, solidariedade e desejo sincero de bem-comum, nos ajude a construir no nosso país uma sociedade mais justa, pacífica e fraterna”, esperam os bispos católicos.
Moçambique vive uma crise pós-eleitoral desde o anúncio dos resultados parciais das eleições gerais, legislativas e das assembleias provinciais, que tiveram lugar no dia 9 de outubro; a Comissão Nacional de Eleições (CNE) deu a vitória a Daniel Chapo e à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.
O comunicado dos bispos católicos moçambicanos sobre a ‘Oração pela Paz e Harmonia em Moçambique’, tem como tema bíblico ‘Orai sem cessar’ (1 Ts 5,1 7).
CB/PR