Publicações: «A Beleza Salvará o Mundo», um livro no tema «do humanismo cristão»

«A ideia de fundo do livro é que é fundamental o encontro com os livros», explica sacerdote do Opus Dei

Foto: Agência ECCLESIA/CB

Lisboa, 12 dez 2024 (Ecclesia) – O padre Rodrigo Lynce de Faria reuniu 50 artigos de opinião, “escritos no tema do humanismo cristão”, no livro ‘A Beleza Salvará o Mundo – Uma expressão visível de Deus’, que incentivam a um encontro diário e pessoal “com um livro”.

“A ideia de fundo do livro é que é fundamental o encontro com os livros, a leitura em silêncio. Se uma pessoa não lê, acaba por não pensar, acaba por não pôr as questões mais importantes da vida, acaba por não ter essa mentalidade contemplativa, acaba por ter uma atitude consumista”, explicou o autor em entrevista à Agência ECCLESIA

O padre Rodrigo Lynce de Faria observa que, hoje, “ler parece um luxo asiático”, e vários psiquiatras, psicólogos sugerem às pessoas que, “às vezes, a solução para a pessoa que está demasiado dependente da televisão, da música, da internet é ler um livro”, em silêncio, é pensar sobre aquilo que escreve o autor, “é concordar ou não concordar, mas é pensar sobre o assunto”.

“Por exemplo, o filme do ‘Senhor dos Anéis’, é fantástico mas se uma pessoa lê o livro, claro, não é possível transpor tudo aquilo, mas dá uma visão muito maior daquilo que acontece lá, por isso a leitura do livro não tira depois de ver o filme, não estou a dizer o contrário mas é muito importante essa leitura e as palavras têm uma grande propriedade terapêutica, ajudam-nos a pensar”, desenvolveu.

Em relação à oração, acrescentou o sacerdote da Prelatura do Opus Dei, há pessoas que dizem, ‘Sr. padre não consigo rezar, porque a minha vida interior é um totum revolutum’, – “como diziam os latinos, é uma confusão total” -, e, na oração, é “fundamental a pessoa ler” porque ajuda a recolher-se, a estar em silêncio, “e depois a pessoa pode falar com Deus”.

O livro ‘A Beleza Salvará o Mundo – Uma expressão visível de Deus’ tem 50 artigos de opinião, do padre Rodrigo Lynce de Faria, “no tema do humanismo cristão”, e “uma ideia interessante” que está num desses textos é que “a vida em si não ensina nada, o que nos ensina é a leitura que dela”.

“Se eu não paro para pensar no que me está a acontecer, eu não consigo aprender com a vida ou tomar decisões que configuram a minha vida, no bom sentido e não no mau sentido”, explicou o professor de Teologia Moral e Teologia Espiritual, que considera “fundamental, para haver contemplação, o encontro com bons escritos” porque “é daí que vem a beleza”, a beleza dos textos escritos, “e há textos fantásticos na história da humanidade”.

O padre Rodrigo Lynce de Faria salientando que “muita gente na história da humanidade” se converteu pelo encontro pessoal com o livro destacou o caso de Edith Stein – Santa Teresa Benedita da Cruz – ao ler o livro da vida de Santa Teresa.

‘A Beleza Salvará o Mundo’, lembra o entrevistado, é uma frase de Fiódor Dostoiévski (1821-1881), no livro ‘O Idiota’, onde o escritor e filósofo russo refere-se “não simplesmente à beleza da natureza, mas, sobretudo, à beleza moral, à beleza do bom comportamento moral que continua a ser um ponto de referência”.

O sacerdote da Prelatura do Opus Dei tem mais três livros com 50 artigos de opinião cada, da Edições Tenacitas, com a etiqueta ‘desafios atuais’, no mês de novembro foi publicado também a ‘Luz do Natal’, e, em junho deste ano, já tinham sido apresentados ‘Casar-se ou juntar-se? – Encontrar o caminho da felicidade’ e ‘Educa tu os teus filhos! – A difícil arte de educar hoje’.

CB/OC

 

Cultura: «Encontrar um bom livro para ler é um oásis» – Papa Francisco

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR