Posição assumida em conferência sobre «Salvaguarda da Liberdade Religiosa na Europa»
Bruxelas, 11 dez 2024 (Ecclesia) – A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) apelou à nomeação de um coordenador comunitário para combater o “ódio anticristão”.
“Consideramos que chegou o momento de dar este passo, sem pôr em causa a especificidade das comunidades judaica e muçulmana, que já são abrangidas por coordenadores semelhantes. Não se trata de vitimismo, mas de igualdade de acesso aos instrumentos de proteção”, afirmou Alessandro Calcagno, conselheiro para os direitos fundamentais.
A proposta foi apresenta na última semana, no contexto da 27.ª edição do ‘Pequeno-Almoço de Oração Europeu’, realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
A COMECE participou na conferência sobre ‘Salvaguarda da Liberdade Religiosa na Europa – Desafios atuais e perspetivas futuras’.
O responsável sublinhou a necessidade de assegurar “uma proteção igual a todas as dimensões deste direito fundamental, incluindo a institucional, permitindo que as Igrejas e as comunidades religiosas funcionem normalmente e sem terem de enfrentar preconceitos ou obstáculos-interferências indevidas”, indica uma nota divulgada pelos
Calcagno assinalou que “demasiadas vezes, a liberdade religiosa é descrita como um direito problemático e a sua dimensão coletiva, em comparação com a sua dimensão individual, é negligenciada”.
A COMECE reiterou o papel positivo que a literacia religiosa pode desempenhar na promoção e proteção da liberdade religiosa e no combate à discriminação em razão da religião.
OC