Lisboa: D. Rui Valério saúda novo auxiliar (c/vídeo)

«D. Rui Gouveia vem para estar connosco, a trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos», refere patriarca

 

Lisboa, 10 dez 2024 (Ecclesia) – O Patriarca de Lisboa saudou hoje a nomeação de D. Rui Gouveia como auxiliar da diocese, convidando todos a “caminhar juntos”, na dinâmica sinodal pedida pelo Papa Francisco.

“Ressoa ainda nos nossos corações o grande clamor da sinodalidade, do caminhar juntos. E D. Rui Gouveia vem para estar connosco, a trilhar caminhos de santidade e de serviço aos irmãos”, indica D. Rui Valério, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA e divulgada online.

O Papa nomeou hoje como bispo auxiliar de Lisboa D. Rui Gouveia, de 49 anos, até agora membro do clero da Diocese de Setúbal.

O novo bispo era pároco da Anunciada e assistente diocesano da Pastoral Familiar, em Setúbal, e vai ser ordenado bispo a 16 de fevereiro de 2025, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.

O responsável passa a integrar a equipa episcopal de Lisboa, com o patriarca D. Rui Valério e os seus auxiliares D. Nuno Isidro e D. Alexandre Palma; Francisco aceitou hoje a renúncia de D. Joaquim Mendes, de 76 anos, que passa a ser auxiliar emérito.

O patriarca de Lisboa fala do novo auxiliar como uma “dádiva no momento tão singular da vida e da história da Igreja”, apontando ao próximo Ano Santo de 2015, o Jubileu da Esperança.

“O Papa Francisco tem insistido sobre os sinais da esperança e não haja dúvida de que o novo pastor, o novo bispo auxiliar para Lisboa, é um desses maravilhosos sinais porque vem para servir, vem para conduzir – juntamente com o patriarca e os outros bispos auxiliares e o demais presbitério e todo o povo de Deus – a Igreja de Lisboa a patamares e a horizontes de vida, de santidade, de esperança e de amor”, indica D. Rui Valério.

Lisboa, onde a presença da Igreja remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, foi elevada a metrópole eclesiástica, em 1393; em 1716 o Papa Clemente XI elevou a capela real a basílica patriarcal, ficando a antiga diocese dividida em duas até 1740, ano em que foi reunificada.

Sucederam-se até hoje 18 patriarcas, de D. Tomás de Almeida a D. Rui Valério.

OC

Lisboa: Papa nomeia D. Rui Gouveia como bispo auxiliar (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR