D. Manuel Quintas destacou que é «padroeira de 12 paróquias» da diocese e algumas localidades adotaram o seu nome
Faro, 10 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve explicou que a celebração do “sim”, que a Igreja Católica viveu na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, este domingo, permitiu a vinda de Jesus, na Missa que presidiu na Sé.
“Celebrar a Imaculada Conceição é acolher na nossa vida o sim grandioso de Maria que foi dar-nos Jesus, é dar graças a Deus pelo dom que concedeu a Maria pelo qual nos veio Jesus”, disse D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
O bispo do Algarve explicou que “o sim de Maria deve ser o sim” de cada um, e aconselhou a “olhar para ela como modelo do sim a Deus”, nos momentos mais difíceis.
D. Manuel Quintas realçou o papel de Maria na preparação para o Natal, “ela guia-nos neste caminho, ela é verdadeiramente mãe da esperança”, e desejou que “seja um caminho de conversão, de oração e de esperança”,
“Celebrar esta solenidade em tempo de Advento, como acontece todos os anos, significa que, apoiados nela, prosseguimos neste caminho que nos conduz à celebração do Natal, caminho de conversão pessoal, de abertura aos outros e, sobretudo, de abertura aos apelos que Deus nos faz”, desenvolveu.
Na Sé em Faro, bispo do Algarve realçou fatos que mostram “a veneração a Nossa Senhora sobre este título” na diocese e no seu território, como ser “padroeira de 12 paróquias da Igreja diocesana”, que se reveem e que invocam Nossa Senhora da Conceição como padroeira, bem como algumas localidades algarvias que adotaram o seu nome.
A Igreja Católica celebra, anualmente, a solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, feriado nacional em Portugal; O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado pelo Papa Pio IX, a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, que declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência.
O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa também que a direção da Cáritas Paroquial da Sé de Faro tomou posse nesta Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, presidida pelo bispo do Algarve.
Na Diocese do Algarve existem mais oito Cáritas Paroquiais: Boliqueime, Cachopo, Lagoa, Loulé, Matriz de Portimão, Nossa Senhora do Amparo de Portimão e São Bartolomeu de Messines e São Brás de Alportel.
CB/OC