Imaculada Conceição: Bispo do Porto preside à ordenação de diáconos
Porto, 07 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. Manuel Linda, vai presidir à Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, onde vão ser ordenados quatro diáconos, este domingo, dia 8 de dezembro, às 16h00, na catedral.
O Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações informa que vão ser ordenados “quatro diáconos para a Diocese do Porto” e está a divulgar um questionário que fez aos candidatos para a comunidade “os poder conhecer melhor”.
A Pastoral das Vocações da Diocese do Porto já publicou, na sua página na internet, os questionários dos futuros diáconos Miguel António da Silva, com 53 anos de idade, e do jovem Emanuel João da Mata, de 25 anos.
A Catedral do Porto informa, na sua página na rede social Facebook, que este domingo, dia 8 de dezembro, vai estar encerrada para visitas a partir das 14h00.
A solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, um reconhecimento à importância desta data na espiritualidade e identidade do país.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original. A primeira celebração do culto da Imaculada Conceição aconteceu na Sé Velha de Coimbra, no dia 8 de dezembro de 1320. Durante o movimento de restauração da independência, com a coroação de D. João IV como rei de Portugal, a 15 de dezembro de 1640; este soberano coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal, durante as cortes de 1646. |
CB