Igreja/Portugal: Colaborador do Papa vai falar ao clero das dioceses do sul sobre o Jubileu 2025
D. Rino Fisichella é o responsável pela organização do Ano Santo dedicado à esperança
Faro, 06 dez 2024 (Ecclesia) – O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), responsável pela organização do Jubileu da Esperança, é um dos oradores das jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal, de 13 a 16 de janeiro de 2025, em Albufeira.
O arcebispo D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do próximo Jubileu, vai apresentar os temas ‘O Jubileu 2025 e os jubileus na vida da Igreja. Sentido e desafios’ e ‘Jubileu 2025: um novo impulso missionário? Como devem os Presbíteros acolher e viver esta graça?’, nos dias 13 e 14 de janeiro, respetivamente, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
‘Tempo de graça e de renovação da Igreja e do Presbítero’ é o tema desta 18.ª jornada de atualização do clero das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal, iniciativa organizada pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), que vai refletir sobre o Jubileu da Esperança, o Ano Santo 2025.
O encontro de formação vai reunir os bispos, padres, diáconos e alguns seminaristas em final de formação das quatro dioceses do sul de Portugal, de 13 a 16 de janeiro de 2025, no Hotel Alísios, em Albufeira, na Diocese do Algarve; começam, pelas 15h30, com uma sessão de abertura, antes da reflexão inaugural apresentada por D. Rino Fisichella.
O segundo dia de jornada de atualização, conta com as intervenções do padre Daniel Nascimento (Diocese de Setúbal), professor de Sagrada Escritura na Universidade Católica Portuguesa, sobre o tema ‘O Jubileu na Sagrada Escritura. Actualização e aplicação aos nossos tempos’, e do padre Miguel Nuñez Aguilera (Arquidiocese de Sevilha – Espanha), professor da Universidad San Isidoro, sobre ‘Jubileu: tempo de renovação, crescimento e comunhão do Presbitério’.
No dia 15 de janeiro, segundo o programa preparado pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, vão ter também dois momentos de reflexão, o cónego Carlos de Aquino (Diocese do Algarve), professor do ISTE, apresenta o ‘Jubileu, Indulgências e Peregrinações’, e o padre Manuel Fernandes dos Reis, dos Carmelitas Descalços, ‘Eucaristia: coração da Comunidade e da vida espiritual do Presbítero’.
As Jornadas de Atualização do Clero do Sul são ainda uma oportunidade de convívio e de celebração, os participantes vão visitar Loulé e celebrar no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», na tarde do terceiro dia, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
O encontro de formação 2025 para o clero das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal vai terminar com a intervenção do escritor, cronista e comentador Henrique Raposo, que vai falar sobre o ‘Impacto das transformações socioculturais na Igreja em Portugal, em especial no Sul’, no dia 16 de janeiro.
Na bula de proclamação do Jubileu 2025, intitulada ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude), o Papa Francisco anunciou solenemente o início e fim das celebrações do próximo Ano Santo, entre 28 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2026, naquele que será o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja.
O Jubileu 2025, cujo tema é ‘Peregrinos da esperança’, inicia-se a 24 de dezembro com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro.
O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.
CB/