Igreja/Sociedade: Ação social da Cáritas é «muito presente» em Bragança, com atenção à população migrante

Hélder Pires destaca «graves dificuldades financeiras» dos estudantes

Foto: Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda

Lisboa, 05 dez 2024 (Ecclesia) – O coordenador do Grupo de Emergências e Catástrofes (GEC) da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda destaca que a ação caritativa da Igreja está “muito presente” na região, em especial junto dos migrantes.

“Temos uma franja da população migrante, estudantes PALOP, entre outros, do Politécnico, de escolas profissionais, com graves dificuldades financeiras. A Cáritas acaba por fazer um trabalho de acompanhamento destas famílias, muitos deles já com filhos, mas com dificuldades financeiras”, explicou Hélder Pires, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O coordenador do GEC, grupo que é “um elo desta ação social”, destaca que a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda tem um grupo de jovens – ‘Jovens Sem Sofá’, que são jovens “ligados à Igreja e com uma presença muito forte”, e que “acolhem jovens estrangeiros”.

“Este trabalho de jovens que foram apoiados e que, agora, dedicam também o seu tempo a apoiar outros que vão chegando. A presença da Cáritas é muito esta e, cada vez mais, a ação social muito presente e muito dinâmica e nós, o Grupo de Emergências, somos aqui um elo desta ação social”, desenvolveu.

O nome ‘Jovens Sem Sofá’, segundo o entrevistado, “é uma questão do desinstalar”, são jovens desinstalados ao serviço dos outros, o “ir ao encontro das necessidades” de pessoas que, “muitas vezes, são colegas, são pares de curso, de casa” e que sabem que têm na Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda “um apoio”, que vai sendo comunicado esta forma e “proximidade que a Cáritas lhes pode dar”.

“Depois, é este lado ‘eu sou ajudado hoje e amanhã estou também a ajudar’. É uma plataforma onde os jovens estão quando querem, como querem, com total liberdade. E vão estando connosco, Cáritas”, acrescentou Hélder Pires, em entrevista ao Programa ECCLESIA que é transmitido hoje na RTP2.

O coordenador do Grupo de Emergências e Catástrofes recorda que os ‘Jovens Sem Sofá’ estiveram com esta instituição da Igreja Católica no nordeste de Portugal na pandemia de Covid-19, no “acompanhamento ao centro de vacinação” onde foram voluntários.

A 5 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social (Dia Internacional do Voluntário), implementado pela Assembleia Geral da ONU, através da Resolução 40/212, a 17 de dezembro de 1985.

A Confederação Portuguesa do Voluntariado vai atribuir o Troféu Português do Voluntariado 2024, a partir das 16h30, no Mercado da Vila, em Cascais.

HM/CB/OC

 

Bragança-Miranda: Grupo de Emergência e Catástrofes da Cáritas distinguido com Troféu Português do Voluntariado 2024 (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR