Solidariedade: Bancos Alimentares fazem campanha de recolha de alimentos

Lisboa, 30 nov 2024 (Ecclesia) – Os Bancos Alimentares Contra a Fome fazem este fim-de-semana uma campanha de recolha de alimentos a nível nacional.

A campanha decorre sob o mote «Para mais de 380 mil portugueses, o melhor presente é a sua ajuda» em mais de 2000 hiper e supermercados a nível nacional onde 40.000 voluntários vão estar ao serviço dos 21 Bancos Alimentares de todo o país, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A instituição apoia com alimentos 2400 instituições e, através destas, 380 mil pessoas, e faz um apelo à solidariedade e ao envolvimento de todos os portugueses para que ajudem quem se encontra em situação de carência alimentar.

Os Bancos Alimentares contam ainda com o apoio de várias empresas e entidades, que se associam à causa, disponibilizando equipamentos e serviços tais como transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança e alimentação.

“Não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está em nosso redor, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar solidariedade, envolvimento e contributo de cada cidadão, contribuindo assim para melhorar o cenário de carência alimentar que continua a assolar muitos cidadãos e famílias em Portugal” refere Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome

Em 2023 foram recolhidos quase 26 milhões de quilos de comida, número que, embora elevado, “não é suficiente para ajudar todos os que precisam”.

O Banco Alimentar reforça que uma pequena contribuição, como um pacote de leite, massa, arroz, azeite ou um enlatado como o feijão, o atum ou as salsichas, faz toda a diferença para a instituição e para o quase meio milhão de portugueses que esta ajuda.

Para além da campanha de recolha de alimentos com voluntários, decorre também a campanha Ajuda Vale em supermercados e no site www.alimentestaideia.pt, que permite a qualquer pessoa apoiar esta causa a partir de casa ou mesmo estando fora do país.

Existem atualmente 21 Bancos Alimentares (nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Zona Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu).

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares congrega a rede e representa os Bancos Alimentares a nível nacional e internacional.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR