Lisboa, 29 nov 2024 (Ecclesia) – O Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV), dos jesuítas, promove, de hoje até domingo, uma atividade intitulada «Diários Gráficos – Desarrumar a oração através do desenho».
“Inspirados na passagem bíblica da negação de Pedro, vamos desarrumar e pôr em causa formas entranhadas de oração, descobrindo qual a novidade que o desenho em diários gráficos pode trazer”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa vai realizar-se em Valada do Ribatejo, “não em silêncio mas em ambiente recatado, com tempos de formação acompanhados de propostas com exercícios de contemplação e de observação que ajudem a ligar a oração com uma das expressões menos comuns, o desenho”.
A atividade vai ser orientada por Mário Linhares e pelo padre Nuno Branco.
LFS
ORIENTADORES Mário Linhares – Estudou na António Arroio, licenciou-se em Design Paisagístico e depois em Design de Equipamento. Mestre em Ensino das Artes Visuais, entregou recentemente a sua tese de Doutoramento em Desenho na FBAUL com o tema “O Espiritual no Desenho: dos textos bíblicos ao desenho quotidiano”. É professor e autor de vários livros (onde se destaca o Diário de Viagem | Costa do Marfim), co-fundador dos Urban Sketchers Portugal, premiado em França, contribui com desenhos para diferentes livros, exposições, palestras ou conferências em Portugal e no estrangeiro. Padre Nuno Branco, SJ – Licenciado em Arquitetura pela FAUTL. Entrou na Companhia de Jesus em 2002 e fez os seus estudos de Teologia em Madrid e em Paris com a especialidade Arte e Espiritualidade. Foi ordenado sacerdote em 2012 e a sua missão tem sido os Centros Universitários da Companhia de Jesus em Portugal, nomeadamente o CUPAV em Lisboa. Frequenta neste momento o ArCO (escola de Artes em Lisboa) e é autor do livro “Diário Gráfico. A experiência de Deus na vida diária” e dos desenhos das 14 estações que compuseram a Via-Sacra da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa em 2023. |