Portugal: Cáritas comprometida em «renovar massa de voluntários» e forma de atuação, dando «espaço aos jovens»

Organização católica promove encontro nacional para as novas gerações, entre sábado e domingo

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 27 nov 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa manifestou a vontade de “renovar a massa de voluntários” e a forma de atuação, sublinhando a necessidade de dar “espaços aos jovens”.

“Percebemos, e temos visto isso em outros exemplos de outros países, que os jovens trazem a capacidade de olhar de forma diferente para os mesmos problemas e ter outras formas de atuar sobre eles. E, portanto, é o nosso desejo também”, afirmou Márcia Carvalho, da Cáritas Portuguesa, no Programa Ecclesia, transmitido hoje na RTP2.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto do passado ano, foi decisiva para envolver jovens na missão, nos objetivos e no trabalho da organização católica, explica a entrevistada.

“Sem dúvida que o entusiasmo e a forma como a jornada aconteceu e o envolvimento que a Cáritas teve, que foi muito maior do que aquilo que alguma vez tinha acontecido noutras jornadas no mundo, é um ponto de não retorno, portanto era obrigatório continuar este trabalho”, destacou.

A Cáritas Portuguesa renovou a direção na altura da realização da JMJ Lisboa 2023, tendo sido integrados dois jovens, que tinham tido envolvimento no encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

Foto: Cáritas Portuguesa

“Foi-se percebendo que pela nossa rede, em todo o país, com mais ou menos organização, está certa esta vontade e esta necessidade de dar espaço aos jovens, desde logo, que para nós é muito importante, esta tomada de consciência vem também dos dirigentes, portanto a partir daí percebe-se que temos de fazer isto na nossa rede”, referiu.

No fim de semana, a Cáritas Portuguesa promove o primeiro ‘Encontro Nacional Cáritas Jovem’, de aproximação dos jovens à organização, ao trabalho que a rede nacional realiza, que tem lugar na Praia do Pedrógão.

“Este é um encontro que para já nos está a encher de grande entusiasmo”, refere Márcia Carvalho, que dá conta que vão estar envolvidos cerca de 50 jovens de vários pontos do país.

A responsável da Comunicação da Cáritas Portuguesa salienta que a rede internacional tem incentivado “muito a participação dos jovens, não só como voluntários, não só envolvendo-se em projetos, mas também nas suas estruturas decisivas”

“Esta participação jovem é mais do que criar um movimento juvenil que é paralelo à Cáritas”, frisa.

Márcia Carvalho elucida que o convite para o encontro dos dias 30 de novembro e 1 de dezembro foi lançado a “todos os jovens”, alguns já a trabalhar com as Cáritas Diocesanas, outros que ainda andam “à procura” de tentar perceber qual o trabalho da organização, bem como alguns colaboradores.

“Vamos ter a oportunidade de primeiro partilhar o que é a Cáritas, precisamente porque sabemos que nem todos os jovens, mesmo se estão envolvidos nas diocesanas ou nas paróquias, às vezes não percebem esta dimensão nacional e internacional do que é a Cáritas”, refere.

Além disso, participantes vão escutar “boas práticas”, com alguns jovens envolvidos no trabalho local a falar sobre os projetos, nomeadamente em Leiria, Braga e Lisboa.

Sobre o plano de atividade da organização para 2025, Márcia Carvalho fala que já existem “coisas delineadas” e “pensadas”, mas “nada fechado”, sendo o ‘Encontro Nacional Cáritas Jovem’ uma oportunidade de ouvir os jovens e perceber aquilo que pensam sobre o que já está programado e propostas que queiram introduzir.

A rede Cáritas é constituída, em Portugal, por vinte Cáritas Diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa, e inúmeros grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.

PR/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR