Braga, 25 nov 2024 (Ecclesia) – O padre Veríssimo Manuel Teles, religioso da Congregação Espírito Santo (Espiritanos), faleceu na noite de sábado, em Braga, aos 82 anos de idade.
O sacerdote nasceu a 3 de janeiro de 1942, em Romeu, Mirandela, e foi ordenado a 9 de outubro de 1966.
“A 2 de julho de 1967, na Torre d’Aguilha, faz a Consagração ao Apostolado e é nomeado para Cabo Verde. No mesmo ano, parte para a ilha de Santiago. Esta foi a sua primeira missão; embora tenha ficado apenas cinco anos em Cabo Verde (1967-1972), marcou-o profundamente”, indica uma nota divulgada pelos Espiritanos.
Em Portugal, o religioso passou por Silva-Barcelos, Coimbra, Lisboa e Porto, desempenhando vários funções,
Em 1996 foi nomeado diretor do CEPAC – Centro Padre Alves Correia –, obra de apoio aos imigrantes, e um ano depois assumiu a “Capelania dos Cabo-Verdianos” que depois se tornou a “Capelania dos Africanos”, do Patriarcado de Lisboa.
“Em 2003, vemo-lo a percorrer os caminhos da Cova da Moura, da Pedreira dos Húngaros, do Bairro 6 de Maio, nas periferias de Lisboa, onde ia visitar gente de outros continentes, para quem celebrava a Eucaristia, o casamento, batizava os filhos e era recebido como ‘pai espiritual’”, recordam os Espiritanos.
Em 2005 foi nomeado pároco da Abóboda, no Patriarcado de Lisboa, cargo que desempenhou durante oito anos, passando a residir na comunidade da Torre d’Aguilha.
“Por sugestão de alguns confrades e amigos, reúne num volume, a que deu o nome ‘A Palavra’, os seus artigos publicados na revista Encontro e no jornal Ação Missionária. O livro é publicado em 2015, ano em que, porque a saúde o exigia, passou a residir no seminário de Fraião-Braga, como utente do Lar Anima Una”, assinala a nota, divulgada online.
OC