Faro, 16 nov 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve e a Paróquia de Vila Real de Santo António realizam uma conferência pelo Dia Mundial dos Pobres, com a presidente do Centro de Estudos para a Intervenção Social – CESIS, este sábado.
‘Pobres, rostos e histórias’ é o tema da conferência que realiza hoje na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António, pelas 21h30, na véspera do VIII Dia Mundial dos Pobres, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.
A Cáritas Diocesana do Algarve e a Paróquia de Vila Real de Santo António convidaram para oradora Ana Maria Cardoso, a presidente do CESIS; o Centro de Estudos para a Intervenção Social é uma instituição que se dedica, entre outras áreas, à investigação da pobreza e exclusão social, pobreza infantil; juventude e fatores de risco; violência juvenil; minorias étnicas e culturais; políticas sociais e direitos humanos.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído na Igreja Católica pelo Papa Francisco, em 2017, com a carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, que foi publicada no encerramento do Jubileu da Misericórdia; esta data assinala-se anualmente no XXXIII Domingo do Tempo Comum, este ano no dia 17 de novembro.
O Papa denunciou as consequências de uma “política das armas”, que alimenta as guerras e provoca novos pobres, em todo o mundo, na mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres-
“A violência causada pelas guerras mostra claramente quanta arrogância move aqueles que se consideram poderosos aos olhos dos homens, enquanto aos olhos de Deus são miseráveis. Quantos novos pobres produz esta má política das armas, quantas vítimas inocentes!”, alertou Francisco, no documento publicado no simbolicamente, no dia 13 de junho, festa litúrgica de Santo António, “patrono dos pobres”.
O Papa vai presidir à celebração eucarística do Dia Mundial dos Pobres 2024, a 17 de novembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Após a Missa, como é tradição, decorre um almoço de Francisco com algumas pessoas pobres no Auditório Paulo VI, do Vaticano, organizado pelo Dicastério para a Caridade; Dicastério para a Evangelização vai “atender às necessidades dos mais necessitados, com várias iniciativas de caridade”.
CB