Aveiro, 16 nov 2024 (Ecclesia) – O Centro de Formação D. António Marcelino (CEFAM), da Diocese de Aveiro, realiza a II Jornada de Formação Diocesana este sábado, dia 16 de novembro, entre as 09h30 e as 15h45, no Seminário de Santa Joana.
“Esta Jornada tem uma particular importância nos objetivos deste ano pastoral. Procuraremos acolher um testemunho do Pe Paulo Terroso a partir da sua vivência do percurso sinodal da Igreja e da reflexão nas Assembleias Sinodais”, explica o CEFAM, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Aveiro.
Do programa da II Jornada de Formação Diocesana de Aveiro consta também uma mesa redonda com “partilhas do caminho que outras dioceses fizeram na renovação do seu território e da corresponsabilidade”.
Com o tema ‘Formar para a Renovação. Corresponsabilidade, sinodalidade e ministérios’, este encontro formativo vai terminar com a partilha do padre Francisco Melo sobre o caminho que a Diocese de Aveiro “poderá fazer para encontrar novas formas de presença da Igreja no nosso território”.
A II Jornada de Formação Diocesana do CEFAM, decorre no Seminário de Santa Joana Princesa, com o propósito do acompanhamento formativo em âmbitos da “ação pastoral” e é dirigida a “todo o Povo de Deus, mas sobretudo para agentes de pastoral”, os ministros ordenados são os primeiros com quem a organização conta “no envolvimento, divulgação e participação” desta iniciativa
“Ao pensarmos no caminho diocesano que estamos a iniciar para este triénio, seria vantajoso que, cada paróquia, pensasse em duas pessoas para participarem neste dia de formação. Poderá ser um bom âmbito para sintonizarmos todas as comunidades com agentes de pastoral responsáveis e disponíveis para levarem para as suas comunidades preocupações de corresponsabilidade pastoral e ministerial na ação pastoral da Igreja”, assinala o padre João Alves, na informação divulgada pelo Centro de Formação D. António Marcelino, divulga a Diocese de Aveiro.
Em julho de 2018, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, anunciou a criação do ‘Centro de Formação D. António Marcelino’, uma Escola de Leigos que tem em “vista a formação de líderes paroquiais ou de movimentos”, no final da celebração de ordenações diaconais.
O novo centro evoca o falecido D. António Marcelino, que foi nomeado coadjutor da diocese em 1980, tendo sido bispo de Aveiro de 20 de janeiro de 1988 a 21 de setembro de 2006.
CB