Faro, 16 nov 2024 (Ecclesia) – As Carmelitas Descalças, na Diocese do Algarve, dinamizam os seus ‘Encontros no Silêncio’, iniciativa de discernimento vocacional para jovens, a partir deste sábado, 16 de novembro, no mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão.
“Os Encontros no Silêncio são um espaço que te oferecemos para escutares, desde aquele silêncio interior do teu coração, as respostas essenciais para a tua vida; centrados no primado da oração são um anúncio do Evangelho da Alegria”, explicam as freiras de clausura, citadas pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
As Carmelitas Descalças assinalam que os jovens, rapazes e raparigas a partir dos 16 anos, e Jesus “serão os protagonistas” destes ‘Encontros no Silêncio’, e perguntam se se sentem interpelados com a pergunta “que queres de mim, Jesus?” e se procuram “descobrir o grande ideal de vida que fará plenamente feliz?”.
Segundo a comunidade religiosa algarvia das Carmelitas Descalças estes encontros “são um espaço orante para escutar Jesus e ajudar discernir a vocação a que Ele os chama, seja na vida religiosa, sacerdotal ou no matrimónio”.
“Pretendemos proporcionar aos jovens a descoberta (e/ou desenvolvimento da consciência) da beleza da sua interioridade habitada por Deus, para aí favorecer o diálogo silencioso, de coração a coração, num encontro pessoal com o Espírito de Jesus Ressuscitado, guiados pela Palavra de Deus e pelos Mestres Espirituais do Carmelo Teresiano”, desenvolve.
As Carmelitas Descalças, do mosteiro de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, vão dinamizar o primeiro ‘Encontros no Silêncio’, do ano pastoral 2024/2025, este sábado, dia 16 de novembro, entre as 09h00 e as 13h00; esta iniciativa começou a ser organizada em 2017, e foi interrompida, por causa da pandemia de Covid-19, em 2020.
Esta iniciativa das Carmelitas Descalças é orientada por uma equipa formada por “leigos, que vivem o matrimónio como estado de vida, sacerdotes e irmãs contemplativas, todos da família Carmelita Descalça”, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
CB