Jubileu 2025: Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência do Porto realiza peregrinação a Roma
Porto, 15 nov 2024 (Ecclesia) – O Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência da Diocese do Porto, no âmbito do Jubileu da Esperança do Ano Santo 2025, está a organizar uma peregrinação a Roma, entre 26 e 29 de abril de 2025.
“Vamos participar no Jubileu da Pessoa com Deficiência a 28 e 29 de abril de 2025. Esta peregrinação é aberta a todas as pessoas com deficiência e seus cuidadores”, explica o Serviço Diocesano do Porto, na informação enviada à Agência ECCLESIA, pela Comunidade Católica com Deficiência Visual (CCDV) de Portugal.
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese do Porto explicou que “aceitou o convite do Papa Francisco para a celebração do Jubileu 2025” e está a organizar uma peregrinação a Roma, que “será um momento de fé, oração e festa, de verdadeiro jubileu, de quem sabe que a esperança posta em Deus nunca engana”.
A peregrinação da Diocese do Porto, para o Jubileu da Pessoa com Deficiência, realiza-se entre 26 e 29 de abril de 2025, e, no Vaticano, começam pela peregrinação à Porta Santa, a partir das 08h00 locais (menos uma hora em Lisboa),e participam na Missa, às 17h00, na Praça de São Pedro.
No dia seguinte, 29 de abril, os peregrinos do Jubileu da Pessoa com Deficiência têm um encontro com o Papa Francisco, às 11h00, também na Praça de São Pedro, o almoço é nos jardins do Castelo de Sant’ Ângelo, às 13h00, e têm um momento de festa, a partir das 15h00.
O Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência da Diocese do Porto informa que “as inscrições são limitadas”, a sua proposta para esta peregrinação jubilar do Ano Santo 2025, no valor de 700€, inclui a inscrição, os voos de avião ida e volta, entre Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado) e Roma (Aeroporto Fiumicino), alojamento com pensão completa (dormida, pequeno-almoço, almoço e jantar) na Casa dos Silenciosos Operários da Cruz, e o kit do peregrino.
O Vaticano espera que milhões de pessoas participem no 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, no Ano Santo 2025, que tem como lema ‘Peregrinos da Esperança’, ao longo do ano haverá celebrações específicas para as várias áreas da vida da Igreja Católica.
O Papa Francisco anunciou solenemente o jubileu com a bula ‘Spes non confundit’ (A esperança não desilude), vai começar no dia 28 de dezembro deste ano e termina a 6 de janeiro de 2026.
Foi o Papa Bonifácio VIII quem, em 1300, instituiu o primeiro Ano Santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixada de 25 em 25 anos.
O último jubileu foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, convocado com a Bula ‘Misericordiae Vultus’ do Papa Francisco, cuja coordenação foi também confiada a D. Rino Fisichella.
Esse jubileu decorreu de 29 de novembro de 2015, com a abertura antecipada da Porta Santa em Bangui, na República Centro-Africana – no Vaticano, aconteceu a 8 de dezembro, em São Pedro – a 20 de novembro de 2016.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) criou o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, no âmbito da Pastoral Social, em novembro de 2010; a Diocese do Porto constituiu uma equipa para este serviço pastoral a 2 de fevereiro de 2022.
CB