Aveiro, 15 nov 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa (SDPSC) de Aveiro está a promover desde 7 de novembro, um conjunto de iniciativas, em vários locais da diocese, para assinalar o Dia Mundial do Pobres 2024.
A Diocese de Aveiro informa que o 2º Colóquio do ‘Dia Mundial do Pobres’, tem como tema ‘Quem são os pobres do século XXI’, e conta com a presença da presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valada, hoje, às 21h00, em Águeda, no CEFAS (Centro de Formação e Assistência Social).
A primeira atividade foi um workshop, na tarde de 7 de novembro, sobre ‘Fazer Caminhos, levar oportunidades’, pela Cáritas Diocesana, a partir das 14h00, no Edifício Atlas.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído na Igreja Católica pelo Papa Francisco, em 2017, com a carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, que foi publicada no encerramento do Jubileu da Misericórdia; esta data assinala-se anualmente no XXXIII Domingo do Tempo Comum, este ano no dia 17 de novembro.
No dia 16 de novembro realiza-se a assembleia geral ordinária da Sociedade de São Vicente de Paulo começa às 10h00, no Seminário de Santa Joana Princesa, da Diocese de Aveiro.
No mesmo dia 16 deste mês, um sábado, ‘a oração do pobre eleva-se até Deus’, é o tema de uma vigília de oração, que começa às 21h00, também no Seminário Diocesano, divulga a Diocese de Aveiro.
O CLAIM, em parceria com o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa de Aveiro e Câmara da Murtosa, vão dinamizar o workshop ‘Diversidade e Inclusão, desconstruir & sensibilizar’, no dia 20 de novembro, a partir das 21h00, na Oficina das Artes, Pardelhas (Murtosa).
Segundo o programa, a última atividade do SDPSC para assinalar o Dia Mundial do Pobres 2024 é uma ação de formação, no dia 24 deste mês, um domingo, a partir das 15h00, que vai ser orientada pela Pastoral da Saúde, com o tema ‘Espiritualidade do encontro na fragilidade’, no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro.
O Papa Francisco, na mensagem para o VIII Dia Mundial do Pobres, denunciou as consequências de uma “política das armas”, que alimenta as guerras e provoca novos pobres, em todo o mundo, na mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres.
“A violência causada pelas guerras mostra claramente quanta arrogância move aqueles que se consideram poderosos aos olhos dos homens, enquanto aos olhos de Deus são miseráveis. Quantos novos pobres produz esta má política das armas, quantas vítimas inocentes!”, alertou Francisco, no documento publicado no simbolicamente, no dia 13 de junho, festa litúrgica de Santo António, “patrono dos pobres”.
O Papa Francisco vai presidir à celebração eucarística do Dia Mundial dos Pobres 2024, a 17 de novembro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, seguindo-se um almoço com algumas pessoas pobres no Auditório Paulo VI, organizado pelo Dicastério para a Caridade, o Dicastério para a Evangelização vai “atender às necessidades dos mais necessitados, com várias iniciativas de caridade”.
CB