Proposta assume «tempos difíceis» para a Igreja e a sociedade
Angra do Heroísmo, Açores, 13 nov 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra divulgou a proposta de Caminhada para o Advento e Natal 2024/2025 para a catequese diocesana, inspirada numa ‘barca’ que representa “a Igreja na barca de Pedro e dos apóstolos”, “desafiados a ajudar e a restituir a fé́ e a esperança”.
“Nestes tempos difíceis, em que é preciso voltar a erguer a força e a coragem, na construção de uma Igreja e de uma sociedade melhor, somos desafiados a ajudar e a restituir a fé́ e a esperança, que pelo desânimo, pelas tempestades e pelos obstáculos da vida têm desvanecido”, lê-se na introdução do itinerário para o Advento e o Natal, citado pelo sítio online ‘Igreja Açores’.
A Igreja Católica vai celebrar os tempos do Advento e do Natal, entre 1 de dezembro e 12 de janeiro de 2025, e a barca da Caminhada para o Advento e Natal da Catequese da Diocese de Angra vai ser construída “peça a peça, de celebração em celebração”, e com ela cada um é convidado “a construir o interior através de pequenos gestos para que a fé e esperança se vão transfigurando e amadurecendo”.
“Um sentimento que atinge o seu ponto culminante na vivência do Natal com o nascimento do Deus-Menino”, realçam.
A caminhada, intitulada ‘crescer na esperança’, pode ter lugar na celebração da Eucaristia – o gesto simbólico de colocar as peças correspondentes a cada Domingo: a barca simboliza a Igreja, o mastro, em grande forma de cruz, simboliza Cristo, o mestre timoneiro -, e é sugerido que seja apresentada, por exemplo, nos ritos iniciais ou antes da bênção final, ou noutro momento considerado oportuno por cada sacerdote com os catequistas.
“Assim iremos construindo a barca, sempre acompanhada da leitura do texto para nos interpelar ao convite que Jesus nos faz, da vida para a vida. É, de todo conveniente, integrar os diversos grupos de catequese ao longo de cada tempo da Caminhada, para que todos se sintam incluídos e envolvidos na mesma”, explica.
A ‘barca’ representa “a Igreja simbolizada na barca de Pedro e dos Apóstolos”, explica a caminhada de Advento/Natal, que recorda que “os primeiros discípulos de Jesus trabalhavam na pesca utilizando barcos”, e Jesus utilizou “muitas vezes barcos no lago de Tiberíades, “onde realizou milagres”.
Em cada domingo, os verbos – Despertar| Preparar| Partilhar| Acreditar| Anunciar e Levar Esperança – são inspirados na Liturgia da Palavra e “procuram desafiar a gestos concretos do dia-a-dia”, vão provocar a comunidade cristã sobretudo os catequizados.
O itinerário para os tempos litúrgicos do Advento e do Natal 2024/2025 para a catequese da Diocese de Angra é uma proposta do serviço de Ouvidoria para a Catequese da Unidade Pastoral de Santa Maria, em parceria com o Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões.
A Igreja Católica assinala o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, este ano no dia 1 de dezembro, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.
CB/OC