Solidariedade: Campanha «10 milhões de estrelas» vai ajudar ações de impacto social e o «Fundo Lusófono Laudato Si»
Santarém, 12 nov 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai assinalar, dia 17 deste mês, o Dia Mundial dos Pobres e o início da campanha «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz».
A atividade vai decorrer em Santarém, no Convento de São Francisco, e começa pelas 16h00 com um momento musical e entre as 17h00 e as 18h30 vai realizar-se uma mesa redonda com o tema «Construção da PAZ – um contributo», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa conta também com uma caminhada, um momento artístico (bailado) e um manifesto sobre a paz.
A Cáritas Portuguesa convida os portugueses a participarem nesta iniciativa que é universal, através da compra de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, disponível por apenas 2 euros.
Dos valores recolhidos, 65% destinam-se a financiar ações de impacto social em Portugal, enquanto os restantes 35% suportam o Fundo Lusófono Laudato Si, que financia projetos de Ecologia Integral nos países de língua oficial portuguesa.
As velas estão disponíveis do site da Cáritas Portuguesa, nas 20 cáritas diocesanas, paróquias, lojas ‘Pingo Doce’ e farmácias aderentes.
Empresas de norte a sul do país também se associaram, promovendo esta campanha entre colaboradores e clientes.
“Que cada estrela acesa seja um símbolo de paz e compromisso com a dignidade humana,” é o desejo de Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.
“Neste Natal e no Dia Mundial dos Pobres, convidamos todos a ouvir o clamor dos pobres e a responder com gestos de solidariedade e caridade”, acentua.
A iniciativa «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz», que nasceu em França em 1984, visa sensibilizar para os valores da paz e de solidariedade, especialmente na época natalícia, e fortalecer as ações de apoio social em Portugal e nos países lusófonos.
LFS