Lisboa, 12 nov 2024 (Ecclesia) – O grupo «Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel», em Lisboa dinamiza uma conversa sobre “A Cimeira do Clima e nós”, esta terça-feira, dia 12 de novembro, às 21h00, no «Resvés» (Rua Saraiva de Carvalho 1C).
A conversa tem como intervenientes Francisco Ferreira (ZERO) e Maria Ressano Garcia (Casa Velha) e vão falar sobre o que esperar da próxima Cimeira do Clima (COP29) que começou esta segunda-feira, dia 11 de novembro e termina no dia 24, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Como podemos fazer para que nela os governantes de todo o mundo tomem decisões concretas para salvar o planeta e defender a vida?” e “Para além da COP29: como viver procurando cuidar da Casa Comum e reforçar a fraternidade humana?” são questões em cima da mesa.
Os últimos relatórios sobre o aquecimento global do planeta mostram serem necessárias decisões arrojadas para manter o objetivo de aumentar o nível médio da temperatura do planeta de apenas 1,5º em relação à era pré-industrial.
A 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) que está a decorrer em Baku (Azerbaijão) ganha, assim, “ainda maior importância”.
Nas suas encíclicas, o Papa Francisco tem repetido que são necessários compromissos “eficientes, vinculativos e facilmente monitoráveis” em “quatro áreas: a eficiência energética; as fontes de energia renováveis; a eliminação dos combustíveis fósseis; e a educação para estilos de vida menos dependentes destes últimos”.
A conversa vai decorrer no «Resvés» (Rua Saraiva de Carvalho 1C, em Lisboa).
O Papa Francisco pediu que a cimeira das Nações Unidas sobre alterações climáticas ofereça um “contributo eficaz” para a defesa do ambiente, em todo o mundo, este domingo, após a recitação do ângelus.
LFS