Primeiro número de «Polyedrum» inclui texto de D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa
Cidade do Vaticano, 07 nov 2024 (Ecclesia) – O Dicastério para a Cultura e a Educação, organismo da Santa Sé, lançou o primeiro número da sua nova revista, ‘Polyedrum’, apresentada esta quarta-feira em Veneza.
O primeiro número reúne 11 ensaios, incluindo um texto de D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa e professor da UCP, sobre o tema das “inteligências múltiplas”.
“A experiência religiosa é fundamental para dar ao ser humano a possibilidade de ser verdadeiramente humano. Neste tempo de mudança, a educação e a cultura são pontos fixos, pedras angulares da identidade humana”, disse o cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, citado pelo portal de notícias do Vaticano.
“Num mundo em mudança e fragmentado, precisamos de inteligências múltiplas que promovam a harmonia da razão, da mão e do coração”, acrescentou o responsável português.
A sessão de apresentação, em Veneza, procurou dar continuidade à Pavilhão da Santa Sé na 60ª Bienal de Arte da cidade, instalado na capela da prisão feminina de Giudecca, que o Papa visitou a 28 de abril.
O texto de D. Alexandre Palma intitula-se “Que inteligência para o ministério ordenado? Notas para uma caraterização”.
A capa do primeiro número foi criada por Portia Zvavahera, artista do Zimbabué, cujo trabalho foi exposto na Bienal de Veneza.
A revista ‘Polyedrum’, que vai contar com uma edição anual, é apresentada como “uma montra da excelência da investigação científica das universidades pertencentes à Igreja Católica, que se colocam em diálogo não só com o mundo académico, mas também com a sociedade civil e com toda a Igreja”.
OC