D. Nuno Almeida escreveu mensagem na Semana dos Seminários, que decorre até 10 de novembro
Bragança-Miranda, 05 nov 2024 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, escreveu uma mensagem, para a Semana de Oração pelos Seminários 2024, que decorre até domingo, destacando a importância de envolver as comunidades católicas na identificação de possíveis vocações.
“Precisamos todos de assumir o papel dos que procuram potenciais talentos desportivos e nos tornemos verdadeiros ‘olheiros’ de possíveis vocações ao sacerdócio, à vida religiosa, laical e matrimonial”, afirmou D. Nuno Almeida, no texto publicado no sítio online da Diocese de Bragança-Miranda.
A Igreja Católica celebra, até domingo, a Semana de Oração pelos Seminários 2024, com o tema ‘Que posso eu esperar?’, dos Salmos, divulgou a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.
O bispo diocesano convidou “os pais e avós, as comunidades cristãs, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e religiosas, catequistas, professores e animadores de grupos e movimentos, a oferecerem atividades e percursos aos adolescentes e jovens onde se faça a experiência de um verdadeiro encontro com Jesus de Nazaré de modo a escutar a Sua voz que ama, chama e envia”.
Na mensagem, D. Nuno Almeida defende que a Semana dos Seminários “é uma oportunidade” para escutar e discernir sobre os sinais dos tempos”, pedindo que em “cada grupo, movimento, comunidade e família, ao longo desta semana”, se reze pelos seminaristas e formadores dos seminários da diocese: Seminário Menor, Seminário em Família e Seminário Interdiocesano.
“Que os nossos seminários sintam sempre o nosso apoio, partilha, carinho e colaboração!”, desejou.
Face à “fragilidade económica da Diocese de Bragança-Miranda”, o bispo diocesano apelou à partilha generosa para com os seminários diocesanos.
O bispo de Bragança-Miranda aludiu ao número reduzido de seminaristas e à escassez de sacerdotes para servir o povo de Deus, encorajando diocese a perguntar-se o que está Jesus Cristo a dizer com isso.
“É uma ‘pergunta-convite’ para que decididamente imitemos o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida quotidiana, se detém, sem pressa, e, olhando cada um com misericórdia, o conduz ao encontro com Deus Pai. Ele é o ‘Deus connosco’, que vive entre seus filhos e não receia misturar-se com a multidão”, salientou.
De acordo com D. Nuno Almeida, “’sair, ver e chamar’ resume o dinamismo da Pastoral Vocacional de ontem e de hoje”.
A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios publicou vários subsídios para viver a Semana dos Seminários 2024, para além da nota pastoral de D. Vitorino Soares e do cartaz; uma oração; admonições e preces para os dois domingos desta Semana de Oração; duas vigílias, uma proposta com adoração eucarística e outra ao estilo de Taizé (comunidade monástica ecuménica na França); e catequeses, para a adolescência e para os encontros de grupos de jovens.
LJ/OC