«Rezo pelos falecidos e pelas suas famílias e rezo por vocês», disse Francisco lembrando os que perderam a vida, nomeadamente quatro bombeiros
Cidade do Vaticano, 31 out 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem vídeo endereçada às vítimas dos incêndios que deflagraram no mês de setembro na região norte e centro de Portugal.
“Estou perto de vocês, rezo por vocês. Obrigado por este testemunho, rezo pelos falecidos e pelas suas famílias e rezo por vocês”, afirmou o Papa, na mensagem que hoje a Agência ECCLESIA teve acesso.
“Que Deus vos abençoe muito, que Nossa Senhora olhe por vós e que rezeis por mim”, concluiu.
No vídeo, o Papa diz ter tido conhecimento das mortes que resultaram da luta para apagar os fogos, mostrando proximidade com a população.
As regiões norte e centro do país foram fustigadas por grandes incêndios, que deflagraram em 15 de setembro e se prolongaram até 21 de setembro, provocando nove mortos, entre os quais quatro bombeiros, mais de 170 feridos e a destruição de dezenas de habitações.
Várias aldeias tiveram de ser evacuadas, em operações que mobilizaram cinco mil bombeiros, nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu, onde dezenas de casas foram destruídas, informa a Lusa.
Segundo o sistema europeu de observação terrestre Copernicus, só entre os dias 15 e 20 de setembro arderam em Portugal continental cerca de 135.000 hectares, dos quais mais de 116.000 no Norte e Centro, que assim concentraram a maior parte da área ardida em território nacional.
O Governo português declarou Dia de Luto Nacional, a 20 de setembro, em homenagem às vítimas dos incêndios.
LJ/PR