Angra: Pastoral Juvenil na ilha de São Jorge aposta no pequeno grupo, a experiência «que toque jovem a jovem»

«Os jovens são poucos e o tempo da pastoral de tocar o sino já passou» – Padre Dinis Silveira

Foto: Igreja Açores/DS

Angra do Heroísmo, Açores, 30 out 2024 (Ecclesia) – A equipa da pastoral juvenil na ilha de São Jorge, na Diocese de Angra, está a apostar num contacto mais direto e que toque “cada um dos jovens pessoalmente”, e reuniu um pequeno grupo este sábado e domingo.

“Temos consciência de que a ilha tem pouca gente, os jovens são poucos e o tempo da pastoral de tocar o sino já passou. Agora precisamos de tocar pessoa a pessoa, gota a gota”, disse o responsável pela Ouvidoria (conjunto de paróquias) de São Jorge, citado pelo portal ‘Igreja Açores’.

Neste sentido, a estratégia da equipa da pastoral juvenil da Igreja Católica em São Jorge é uma pastoral mais direta e que toque “cada um dos jovens pessoalmente”, e reuniu uma dezena de jovens, este sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro, para um retiro no Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, na Fajã do Santo Cristo

‘Jesus no rumo da tua vida’, foi o lema deste retiro onde procuraram aprofundar com os jovens o conhecimento de Jesus Cristo, a partir da redescoberta do Batismo na vivência eclesial, e tiveram oportunidade de refletir, rezar e participar em atividades na natureza.

“Julgo que foi um retiro muito intenso e muito proveitoso para todos”, salientou o responsável pela Ouvidoria de São Jorge.

Foto: Igreja Açores/DS

Este grupo de 10 jovens foi o primeiro a usar as novas instalações de apoio ao Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, um centro destinado a retiros e encontros de espiritualidade, inauguradas em junho deste ano.

“O santuário presta-se a esta dinâmica de pequenos grupos; queremos potenciar o Santuário do Santo Cristo da Caldeira como o polo irradiador da espiritualidade na ilha”, salientou o ouvidor, o padre Dinis Silveira, assinalando que essa zona, que pela sua inserção na natureza, propicia um recolhimento espiritual  para esses grupos.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que este foi o primeiro retiro promovido pela equipa da pastoral juvenil da ilha açoriana de São Jorge, que é coordenada por jovens, numa comunhão eclesial entre leigos e sacerdotes; o assistente é o padre Sandro Costa.

Na Diocese de Angra, o Serviço Diocesano de Juventude lançou um inquérito online, para “escutar os jovens”, que vai ser discutido numa Assembleia de Jovens, entre 1 e 3 de novembro, na ilha Terceira; começa com uma Missa, no dia 1, às 19h00, na igreja de Santa Luzia.

Esta ‘Assembleia de Jovens’ vai realizar-se também no contexto do início do ano pastoral 2024/2025; esperam representantes – um jovem, um animador e assistentes – de todas as ouvidorias de Santa Maria ao Corvo, dos movimentos e dos grupos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR