Vaticano: Papa pede que política combata desigualdades

Francisco envia mensagem ao cardeal Tolentino Mendonça, por ocasião da entrega do Prémio das Academias Pontifícias

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 24 out 2024 (Ecclesia) – O Papa destacou a importância de promover “valores humanistas” na política, numa mensagem dirigida ao cardeal Tolentino Mendonça, por ocasião da entrega do Prémio das Academias Pontifícias, este ano da responsabilidade da ‘Pontificia Academia Latinitatis’.

“A proposta de um ethos enraizado nos valores humanistas é, portanto, um apelo a uma ação responsável, num clima de diálogo, respeito e inclusão. A política deve enfrentar as desigualdades e promover o bem de todos, especialmente dos mais vulneráveis”, refere Francisco, num texto divulgado esta quarta-feira.

A mensagem ao prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação (Santa Sé) alude a “tempos de instabilidade social”, nos quais é necessário recuperar a tradição latina, que “promove uma estreita ligação entre ‘coisa pública’ e os princípios fundamentais”.

A Academia Pontifícia que promove o estudo do latim distinguiu dois estudos: De rerum natura, sobre o latim e as ciências, e De re publica, sobre o latim e a política.

A distinção sublinha “a pesquisa, a paixão e o empenho dos jovens estudiosos que escolheram dedicar o seu esforço intelectual e o seu amor pelo conhecimento à interpretação de um património linguístico e cultural de inestimável valor, como é o latim”, escreve o Papa.

Francisco destaca a importância da “reflexão sobre o mundo natural”, sublinhando que a ciência oferece “instrumentos para compreender as leis da natureza, para explorar o mistério da vida e para enfrentar os desafios ecológicos”.

“A ciência não pode ser reduzida à mera acumulação de dados, mas deve ajudar a compreender a complexidade e a beleza da criação”, acrescenta.

OC

Partilhar:
cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844
cq5dam.thumbnail.cropped.1500.844