Vaticano: Papa diz que Jesus é resposta para «necessidade irreprimível de felicidade» do ser humano

Francisco convida a superar dependência de bens materiais, para fazer da vida um «dom para os outros»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 13 out 2024 (Ecclesia) – O Papa disse hoje, no Vaticano, que Jesus se apresenta como a resposta para o desejo de felicidade do ser humano, convidando a fazer da vida um “dom para os outros”.

“Carregamos no coração uma necessidade irreprimível de felicidade e de uma vida cheia de significado; no entanto, podemos cair na ilusão de pensar que a resposta está na posse de coisas materiais e seguranças terrenas”, disse, antes da oração do ângelus, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Francisco apresentou uma reflexão a partir da passagem do Evangelho de Marcos, lida nas Missas dominicais em todo o mundo, em que um homem rico vai ao encontro de Jesus e é desafiado a deixar tudo e seguir Cristo – acabando por ir embora “com o rosto triste”.

“Jesus quer reconduzir-nos à verdade de nossos desejos e fazer-nos descobrir que, na realidade, o bem que almejamos é o próprio Deus, o seu amor por nós e a vida eterna que Ele, somente Ele, nos pode dar”, observou.

O Papa destacou o convite de Jesus a “arriscar o amor”.

“Vender tudo para dar aos pobres, o que significa? Despojar-nos de nós mesmos e de nossas falsas seguranças, estar atentos aos necessitados e compartilhar nossos bens, não apenas coisas, mas o que somos: os nossos talentos, a nossa amizade, o nosso tempo”, precisou.

E nós? Perguntemo-nos: a que está apegado o nosso coração? Como saciamos nossa fome de vida e felicidade? Sabemos partilhar com quem é pobre, com quem está em dificuldade ou precisa de um pouco de atenção, de um sorriso, de uma palavra que o ajude a reencontrar a esperança? De ser ouvido?”.

Francisco concluiu com o desafio a entender que, do ponto de vista da fé, “a verdadeira riqueza não são os bens deste mundo, mas ser amados por Deus e aprender a amar como Ele”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top