Médio Oriente: Papa apela a cessar-fogo imediato na região

Francisco assume preocupação com agravamento da guerra no Líbano

Foto: Lusa/EPA

Bruxelas, 29 set 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje a um cessar-fogo imediato no Médio Oriente, assumindo preocupação com o agravamento da guerra no Líbano.

“Muitas, demasiadas pessoas continuam a morrer dia após dia no Médio Oriente. Rezemos pelas vítimas, pelas suas famílias, rezemos pela paz. Apelo a todas as partes para que cessem imediatamente o fogo no Líbano, em Gaza, no resto da Palestina, em Israel. Libertem os reféns e permitam a ajuda humanitária”, disse, no final da Missa que encerrou a sua viagem à Bélgica.

Israel tem levado a cabo, desde a última segunda-feira, uma campanha de bombardeamentos contra o movimento xiita Hezbollah, no sul e no leste do Líbano, tendo morto o seu líder, Hassan Nasrallah.

Falando aos cerca de 35 mil participantes na celebração, que decorreu no Estádio Rei Balduíno, Francisco disse “acompanhar, com tristeza e muita preocupação, o alargamento e a intensificação do conflito no Líbano”.

“O Líbano é uma mensagem, mas neste momento é uma mensagem martirizada. E esta guerra tem efeitos devastadores sobre a população”, advertiu.

Após a recitação do ângelus, o Papa convidou a rezar pelo “dom da paz para a martirizada Ucrânia, bem como para a Palestina e Israel, para o Sudão, Mianmar e demais territórios devastados pela guerra”.

OC

ONU: Secretário de Estado do Vaticano apela a cessar-fogo no Médio Oriente, perante risco de nova guerra mundial

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top