Fátima: Peregrinos lembraram vítimas da guerra na Ucrânia e na Terra Santa

Celebrações do 13 de setembro presididas por D. Fernando Paiva, bispo de Beja

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 13 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Beja apelou à oração pelas vítimas da guerra na Ucrânia e na Terra Santa, na celebração da Palavra que encerrou o programa do dia 12 de setembro, na peregrinação internacional à Cova da Iria.

“Neste tempo que estamos a viver, lembramos tantos irmãos nossos que vivem a angústia do sofrimento provocado pela guerra, na Terra Santa, na Ucrânia e noutros locais”, disse D. Fernando Paiva, citado pelo Santuário de Fátima.

O responsável católico apelou à edificação de comunidades mais fraternas e personalizadas, com “reconhecimento da individualidade e existência de cada pessoa”.

“No contexto das relações humanas, chamar alguém pelo nome estabelece uma ligação pessoal, demonstrando respeito, atenção e empatia”, acrescentou D. Fernando Paiva, lembrando que deste modo estamos a “reconhecer a sua presença e importância”.

O bispo de Beja sustentou que cada pessoa é chamada a colaborar na edificação de comunidades de fé viva, “onde as pessoas, onde os irmãos se conhecem pelo nome”.

O anonimato não é próprio de uma comunidade, de uma família, por isso, faço um apelo aos pastores, aos religiosos e aos leigos a promoverem de forma ativa e diligente a edificação de comunidades mais fraternas e personalizadas, onde cada um se sinta acolhido e respeitado”.

O presidente da peregrinação internacional de setembro apresentou a Virgem Maria como modelo de “alegria no Senhor, gratidão, busca inteligente da verdade e sabedoria que confia”.

D. Fernando Paiva recordou que na quinta aparição, a 13 de setembro de 1917, a Senhora do Rosário “pediu a perseverança na oração” como forma de “alcançar a paz e o fim da guerra.

Segundo o Santuário de Fátima, para esta peregrinação mensal fizeram-se anunciar grupos organizados de mais de 20 países: Portugal, África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Croácia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Haiti, Itália, Irlanda, Malta, México, Paraguai, Polónia, Porto Rico, Reino Unido, Senegal e Vietname.

Esta sexta-feira, as celebrações começam com a procissão eucarística no Recinto de Oração, às 07h00, seguindo-se o rosário na Capelinha, às 09h00.

A Missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, encerra a peregrinação internacional aniversária.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR