«Uma das instituições que, de forma mais perene e constante, tem desenvolvido o seu trabalho, apoio à infância, juventude e idosos, junto das comunidades mais vulneráveis» – Vereador Fernando Paulo
Porto, 04 set 2024 (Ecclesia) – A Câmara Municipal do Porto renovou o apoio financeiro à Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) assegurando o funcionamento do Centro de Atividades de Tempos Livres do Lagarteiro, e a manutenção dos edifícios utilizados pela instituição da Diocese do Porto.
“A Obra Diocesana de Promoção Social é uma das instituições particulares de solidariedade social que, de forma mais perene e constante, tem desenvolvido o seu trabalho em áreas como o apoio à infância, juventude e idosos, junto das comunidades mais vulneráveis da cidade, participando ativamente na Rede Social do Porto e nos seus órgãos”, disse o vereador da Coesão Social do Porto, citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
Fernando Paulo destacou a urgência em “continuar a apoiar” a Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, garantindo “os recursos necessários para que possa prosseguir a sua missão de forma eficaz”, beneficiando diretamente “as populações mais carenciadas e contribuindo para uma cidade mais inclusiva e solidária”.
Divulgado em agosto, o acordo assinado entre o Município do Porto e a Obra Diocesana de Promoção Social, nos Paços do Concelho, renovou o apoio financeiro que assegura o funcionamento do Centro de Atividades de Tempos Livres do Lagarteiro, e a manutenção dos edifícios utilizados pela instituição da Diocese do Porto, informou o jornal diocesano, esta segunda-feira, dia 2 de setembro.
Em julho de 2023, no dia 31, um contrato de apoio, no valor de 200 mil euros, foi assinado, para a manutenção, reparação e requalificação dos edifícios onde a Obra Diocesana de Promoção Social desenvolve o seu trabalho, mas são propriedade do Município do Porto.
“Traduzirá na melhoria das condições de prestação dos serviços desta instituição aos portuenses, nomeadamente nas valências de apoio à infância, juventude e idosos”, disse, na altura, Fernando Paulo, divulgou o portal ‘Porto.pt’, da Câmara Municipal do Porto.
A ODPS Porto, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)/ Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, tem como missão prevenir, cuidar e tratar, contribuindo de forma solidária para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades em que intervém, através de recursos humanos com competências técnicas, afetivas e relacionais adequadas.
A Obra Diocesana de Promoção Social criada em 1964, pela Diocese do Porto, celebrou o seu 60.º aniversário, no dia 6 de fevereiro deste ano (2024).
Neste aniversário, a ODPS Porto apoiava cerca de dois mil utentes com os 12 Centros Sociais, e 55 respostas: Creches, Estabelecimentos de Pré-escolar, Centros de Atividades e Tempos Livres, Centros de Dia e de Convívio, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantinas Sociais, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.
CB