Cardeal presidiu a Missa na Festa das Vindimas, em Palmela
Palmela, 01 set 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal presidiu hoje à Eucaristia da Festa das Vindimas, em Palmela, tradição da vila desde 1963, apelando à valorização do trabalho de todos os envolvidos no setor.
“Que quem trabalhou a terra se sinta retribuído pelo seu trabalho. Que quem agora vai encher garrafas e pôr rótulos e pôr rolhas, se sinta retribuído pelo seu trabalho. Que aqueles que vão transportar as caixas e as pipas, pelo país, pela Europa e pelo mundo, se sintam retribuídos pelo seu trabalho”, pediu o cardeal D. Américo Aguiar, na homilia da celebração.
Segundo nota enviada à Agência ECCLESIA pela diocese sadina, o responsável católico refletiu sobre a importância do tempo.
“Quem vive no mundo da agricultura, da pecuária e da natureza sabe muito bem que o tempo é preciso. É preciso tempo para crescer. Para acontecer. Para tomar estatura, sabedoria e graça”, referiu.
A manhã teve início no largo da igreja de São Pedro, onde o cortejo de crianças, jovens e adultos chegou com as uvas e os homens já esperavam, de pés descalços, para começar a pisa da uva.
Depois de colocados em pequenos barris, o mosto foi trazido à porta da igreja, onde D. Américo Aguiar procedeu à bênção, agradecendo o trabalho de todos os envolvidos.
A Festa das Vindimas em Palmela teve início a 29 de agosto e termina a 3 de setembro.
OC