Viseu: Seminaristas recebem ministérios nos 508 anos da dedicação da catedral
Viseu, 22 jul 2024 (Ecclesia) – Os jovens seminaristas Francisco Ferreira, de 24 anos, da Paróquia de Mangualde, e Tiago Rio, de 22, da Paróquia de Ribafeita, Viseu, vão ser instituídos nos ministérios de leitor e acólito, respetivamente, dia 23 de julho, data em que se assinala o 508.º aniversário da dedicação da catedral.
Os ministérios vão conferidos pelo bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que vai presidir, às 18h30 à celebração da Eucaristia na Sé, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os jovens frequentam o Mestrado Integrado em Teologia (com a duração de seis anos), no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, tendo terminado agora o 5.º ano.
A instituição nestes ministérios é um passo importante no discernimento vocacional com vista à ordenação sacerdotal.
“Espero que a instituição destes dois seminaristas nestes ministérios seja um sinal vivo de uma diocese empenhada em dinamizar a vocação cristã e o chamamento ao sacerdócio e às demais vocações na Igreja”, realça o Bispo D. António Luciano.
Sobre a comemoração dos 508 anos da Dedicação da Catedral – uma cerimónia solene na qual esta é consagrada e dedicada ao culto divino – D. António Luciano refere que “a valorização desta celebração torna visível a construção da Igreja que acontece em cada dia, na diversidade das paróquias, quando se vive a experiência sinodal na comunhão, na participação e na missão”.
O bispo deseja, ainda, que este dia seja um contributo para o percurso sinodal que a Igreja está a fazer.
“Que esta data seja motivo, para todos nós que nos sentimos filhos da Diocese de Viseu, para vivermos a fé como batizados, empenhados na conversão pessoal, na renovação pastoral e nos sentirmos uma Igreja em caminho sinodal, animada pela graça do Espírito Santo. Que Nossa Senhora, São Teotónio e a Beata Rita nos estimulem no caminho que constrói a verdadeira Igreja de Jesus Cristo”, apela.
No mesmo dia, celebra-se também o aniversário da entrada solene de D. António Luciano na Diocese de Viseu.
“Ao celebrar o 6.º ano da minha entrada na Diocese faço um apelo a todos: que nos deixemos dinamizar pelos desafios do caminho sinodal para que tenhamos, cada vez mais, comunidades renovadas e leigos abertos à corresponsabilidade pastoral, privilegiando o chamamento à participação nos organismos e órgãos diocesanos”, conclui.
LFS