Iniciativa, que decorre em Turim, conta com cerca de 400 participantes portugueses
Lisboa, 16 jul 2024 (Ecclesia) – O casal português Ana e Paulo Soares, que participa no XIII Encontro Internacional das Equipas Nossa Senhora, em Turim, considera que a “multiculturalidade e diversidade” destas iniciativas são sempre “enriquecedoras”.
Esta segunda-feira, primeiro dia deste encontro, o diálogo entre casais de outros países das Equipas de Nossa Senhora foi um “momento forte, apesar das barreiras linguísticas, porque somos uma comunidade de amor, alegria e de fé”, referem, num testemunho enviado à Agência ECCLESIA.
O encontro internacional decorre na ‘Inalpi Arena’ da cidade italiana de Turim, até domingo, com a participação de 400 portugueses.
Ao longo de cinco dias, os membros do movimento vão assistir a conferências, testemunhos, celebrações eucarísticas, apresentações teatrais, e ter momentos de oração e adoração, de espiritualidade conjugal, equipas mistas e visitas a lugares, informa o sítio online da iniciativa.
No início dos trabalhos, o casal responsável da equipa internacional, a Clarita e o Edgardo Bernal, lançou “algumas pistas” sobre o encontro que está centrado “nos discípulos de Emaús”.
A cerimónia contou com a projeção de imagens que retrataram a história de anteriores encontros internacionais e também as palavras do Papa Francisco dirigidas aos casais da equipa responsável internacional.
O cardeal português D. José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, é um dos oradores desta terça-feira e apresenta o tema ‘Eucaristia: Fonte e Cume da Vida Cristã’, cujo dia tem como tema central a fragilidade.
Maria Clara Lucchetti, teóloga nascida no Brasil, vai abordar o tema ‘Escutar a Palavra para iluminar o caminho’, na quinta-feira.
A terceira conferência programada é sobre ‘O profundo significado do dom mútuo de si mesmo no casamento’, por Masu e Xosé Dominguez.
Já na sexta-feira, a subsecretária do Sínodo dos Bispos, irmã Nathalie Bécquart, apresenta uma conferência intitulada ‘Sinodalidade, um caminho de comunhão’.
Neste mesmo dia vai ser exibido o espetáculo ‘Dois, em caminho, o mundo muda hoje’, sobre os passos dos discípulos de Emaús.
Gabriella Gambino, subsecretária do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé) apresenta no último dia do encontro a quinta conferência, com o nome ‘Vamos com o coração ardente’.
O Encontro Internacional de Equipas de Nossa Senhora já passou por Lourdes, em França (1954, 1965, 1988); por Roma, Itália (1959, 1970, 1976, 1982); e Fátima (1994).
As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.
LJ/LFS/OC