Audiência extraordinária, em tempo de férias, uniu responsáveis de seis congregações
Cidade do Vaticano, 15 jul 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, responsáveis de seis congregações religiosas, numa audiência extraordinária, sublinhando a importância da formação e da oração pelas vocações.
“Queridas irmãs, queridos irmãos, agradeço pelo grande bem que fazem na Igreja, em tantas partes do mundo, e encorajo-os a continuar esse trabalho com fé e generosidade! Rezem pelas vocações”, recomendou aos participantes no encontro.
Francisco interrompeu o seu período de férias para receber os participantes nos capítulos gerais da Ordem dos Mínimos, Clérigos Regulares Menores, Clérigos de San Viatore, Missionárias de Santo António Maria Claret, Irmãs Reparadoras do Coração de Jesus e Irmãs Agostinianas do Divino Amor.
“Rezem, rezem. E tenham cuidado na formação: que seja uma boa formação”, recomendou.
Num discurso divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé, o Papa destacou a importância das novas vocações para a vida religiosa, elogiando a diversidade e a riqueza das congregações presentes, cujas origens vão do século XVI ao século XX.
O Papa disse que, nas comunidades religiosas, “não há espaço para as lutas internas e para os interesses que não são os do amor”.
A intervenção aludiu ainda às “dinâmicas” do processo sinodal em curso, na Igreja Católica, apelando à escuta e à “concórdia nos processos de discernimento”, sem “cálculos nem ambições”.
OC