Grupo vencedor vai representar diocese de Lisboa no Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro
Lisboa, 12 jul 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Monte Abraão sagrou-se vencedora do XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, realizado no último sábado, na Ordem dos Contabilistas Certificados, junto ao Campo Pequeno, em Lisboa.
O grupo vencedor, da Vigararia da Amadora, vai representar a Diocese de Lisboa no Festival Nacional da Canção Mensagem, em outubro.
Entre as canções das 12 vigararias da diocese a concurso, o júri atribuiu o segundo lugar à paróquia de Algueirão Mem-Martins Mercês (Vigararia de Sintra) e o 3.º lugar à paróquia de Telheiras (Vigararia Lisboa IV).
Além dos três primeiros lugares do pódio, a paróquia de Carnide (Vigararia Lisboa V) foi distinguida com o prémio de melhor interpretação, a paróquia da Merceana (Vigararia de Alenquer) com o prémio de melhor letra e a paróquia de Turquel (Vigararia de Alcobaça/Nazaré) com o prémio de melhor música.
O Festival Diocesano da Canção regressou em 2024 depois de vários anos de interrupção, devido à pandemia e depois à realização da Jornada Mundial da Juventude, contando com a presença do patriarca de Lisboa, que recordou a experiência de agosto de 2023.
“Nós ainda estamos aqui em pleno esplendor daquele entusiasmo que se acendeu, há um ano atrás, e que nunca mais esmoreceu e, hoje, continua vivo, continua forte e, desta vez, a celebrar duas palavras que não são só duas palavras, são verdadeiros dons, são pérolas, são presentes: alegres na esperança”, afirmou D. Rui Valério.
O patriarca destacou a alegria como “das coisas mais belas da vida” e a esperança como “qualquer coisa de expansivo”.
“Por isso, celebrar esta noite, através do cântico, a alegria e a esperança é celebrar algo de belo e de maravilhoso, que não fomos nós que criámos, não fomos nós que construímos, mas é puro dom, pura gratuidade. A alegria e a esperança são a estrada para que haja beleza no mundo, mais beleza, mais encanto e para que o mundo seja salvo”, assinalou.
Na “encantadora noite” do Festival, D. Rui Valério agradeceu ainda o “testemunho” que os jovens estavam “a dar” também para o próprio, expressando gratidão à Ordem dos Contabilistas Certificados, que disponibilizou o Auditório António Domingues de Azevedo para a realização do XXV Festival Diocesano da Canção Cristã.
“Eu vou rezar por vós, rezai por mim e não se esqueçam que, quando foi aquele dia da bênção na universidade. Eu, no dia antes, estive com o Papa Francisco e, reparem, quando eu lhe falei de jovens, ele imediatamente fez um sorriso do tamanho do mundo e disse ‘Eu estou com os jovens de Lisboa!’. Portanto, o Papa está com a juventude de Lisboa”, concluiu.
O XXV Festival Diocesano da Canção Cristã integrou o Festival da Juventude que Serviço da Juventude, a Pastoral Universitária e o Setor de Animação Vocacional organizaram, subordinado ao tema “legres na Esperança”, que incluiu durante a tarde a realização de quatro workshops.
À noite realizou-se o XXV Festival Diocesano da Canção Cristã, em que participaram a Paróquia do Parque das Nações (Lisboa II), Paróquia de Telheiras (Lisboa IV), a paróquia de Carnide (Lisboa V), a paróquia de Carcavelos (Cascais), a Paróquia de Algueirão Mem-Martins Mercês (Sintra), a Paróquia da Ericeira (Mafra), a Paróquia de Monte Abraão (Amadora), a Paróquia de Camarate (Sacavém), a Paróquia da Merceana (Alenquer), a Paróquia de São Pedro da Cadeira (Torres Vedras), a Paróquia de Lamas (Lourinhã) e a Paróquia de Turquel (Alcobaça/Nazaré).
LJ/OC