Porto, 02 jul 2024 (Ecclesia) – O padre António Augusto Teixeira de Sousa, pároco de Lavra e Perafita, faleceu aos 71 anos, comunicou a Diocese do Porto, esta segunda-feira, dia 1 de julho.
“Encomendando-o à infinita misericórdia de Deus Pai, a Diocese une-se em oração pelo seu eterno descanso”, lê-se na página na internet da Diocese do Porto.
Esta segunda-feira, a Diocese do Porto comunicou, “com pesar”, “a partida inesperada para a Casa do Pai do Rev. Pe. António Augusto Teixeira de Sousa”.
O sacerdote, que nasceu no dia 21 de março de 1953, em Constance, no Marco de Canaveses (Diocese do Porto), foi ordenado presbítero a 21 de dezembro de 1980 (na igreja de Nossa Senhora da Boavista/Porto) na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), à qual pertencia desde 29 de setembro de 1973, e “estava num processo de incardinação na Diocese do Porto”.
“É com muita tristeza e consternação que vos comunico a notícia do falecimento do nosso confrade”, acrescentam os Padres Dehonianos, que pedem que se reze “pelo seu eterno descanso, dando graças a Deus pela forma como se desgastou na missão de apóstolo do Sagrado Coração de Jesus”.
O padre António Augusto de Sousa, que se encontrava ao serviço da Diocese do Porto desde 2015, onde começou por ser pároco de Santa Maria Melres e de Nossa Senhora da Natividade de Medas, na congregação religiosa dos Dehonianos trabalhou, por exemplo, na animação missionária, foi secretário Provincial das Missões, na pastoral vocacional e juvenil, de 1981 até 1996, na comunidade do Centro Dehoniano (Avenida da Boavista); foi formador dos seminaristas no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra, de 1996 a 1997; de 1998 a 2001, foi superior da Comunidade Dehoniana de Nossa Senhora da Rocha, e reitor do santuário com o mesmo nome, e diretor do Centro de Espiritualidade Betânia, entre 2004 e 2013.