Oferta de novo veículo vai servir população de Zboriv
Cidade do Vaticano, 24 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa vai oferecer uma ambulância para as vítimas da guerra na Ucrânia, que vai servir população de Zboriv, na região de Ternopil, cerca de 400 quilómetros a oeste de Kiev, anunciou hoje o Vaticano.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelo Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé), o veículo vai ser entregue pelo cardeal Konrad Krajewski, prefeito do organismo e esmoler pontifício.
Esta é a oitava viagem à Ucrânia do responsável pelas obras de caridade do Papa desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, e a terceira oferta de uma ambulância, que neste caso está equipada como centro móvel de reanimação.
O cardeal polaco leva ainda também medicamentos essenciais, ofertas da Farmácia do Vaticano e do Hospital Gemelli, de Roma.
Como em ocasiões anteriores, será o próprio esmoler pontifício a conduzir durante cerca de 2 mil quilómetros, até ao Distrito de Zboriv.
A agenda da viagem inclui a inauguração do Centro de Reabilitação ‘São João Paulo II’, construído em Vinnytsia, na diocese católica de Kamyanets-Podilskyy, para a “reabilitação física e psicológica integral das pessoas que sofreram traumas de guerra”.
O espaço foi construído com o contributo de várias organizações pontifícias, como a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) e a Fundação Papal.
“O tratamento é oferecido não só a todos aqueles que sofreram ferimentos em combate, mas também aos seus entes queridos, esposas e filhos, para apoiar as famílias ucranianas neste momento dramático”, indica o portal de notícias do Vaticano.
OC
Vaticano: «É preciso negociar», refere o Papa, após novo apelo de paz para a Ucrânia