Igreja/Sociedade: Município de Ponta Delgada realiza «Grandes Festas do Divino Espírito Santo»
Padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, do Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa, profere conferência inaugural sobre o Culto do Espírito Santo
Angra do Heroísmo, Açores, 19 jun 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra divulga que as ‘Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada’, promovidas pelo município açoriano, vão realizar-se de 11 e 14 de julho, a Coroação, no último dia, é na igreja Matriz de São Sebastião.
A XXI edição das ‘Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada’ tem um programa com “cerca de 60 eventos” de âmbito religioso, cultural e turísticos, a partir de 11 de julho (quinta-feira), e, neste primeiro dia, destaca-se a conferência inaugural sobre o ‘Culto do Espírito Santo’, pelo padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, diretor do Colégio Universitário Pio XII (Lisboa), às 21h30 locais, na igreja da Matriz de São Sebastião, informa o portal online ‘Açores Igreja’.
O primeiro evento é a inauguração de uma exposição de fotografia ‘Divino em Objectiva 23’, da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), às 18h00, no lado norte da igreja Matriz; pelas 18h30, inauguram a tenda do Espírito de Santo de Alenquer; o concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada começa às 22h30.
Na sexta-feira (12 de julho), há a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, pelas 20h00, e posteriormente, a Bênção da Despensa do Espírito Santo.
No dia 13 de julho (sábado), a distribuição das pensões às Instituições Particulares de Solidariedade Social começa às 09h00, a ‘Partilha das Sopas do Espírito Santo’, pelas 12h15, no Campo de São Francisco, e a Recitação do Terço Cantado, a partir das 19h30, pelos Ranchos de Romeiros da Relva e Candelária.
A Missa da ‘Coroação’ das ‘Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada’ 2024, no último dia, o domingo, 14 de julho, é no largo da igreja Matriz de São Sebastião, pelas 09h30, e vai ser animada pelo grupo coral e litúrgico de São Pedro.
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada explicou que o cartaz desta 21.ª edição ‘Grandes Festas do Divino Espírito Santo foi pensado de forma a respeitar “a identidade e tradições ancestrais” deste culto e corresponder às expectativas das pessoas que marcam presença na cidade nesta altura.
“O Divino Espírito Santo é uma marca identitária do nosso povo e, como tal, nós continuamos ao lado destas Grandes Festas, projetando a cidade de Ponta Delgada e abrindo os seus braços a quem aqui vive e tem uma grande devoção pelo Divino Espírito Santo, mas também a quem nos visita”, salientou Pedro Nascimento Cabral, na conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, lê-se o portal online ‘Açores Igreja’, da Diocese de Angra.
As Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel) têm como principal promotor o Município de Ponta Delgada; em 2019, o padre Nemésio Medeiros, pároco da igreja Matriz de Ponta Delgada, explicou à Agência ECCLESIA que estas festas “tocam as vísceras de todo o açoriano, quer estejam na diáspora ou no arquipélago”.
CB