Bênção das Pastas deixou mensagem de esperança, em celebração na Sé Nova
Coimbra, 17 jun 2024 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra presidiu, este domingo, à Bênção das Pastas, na Sé Nova, desafiando os finalistas a assumir as “as imensas possibilidades do futuro”.
“Vocês procuram, neste momento, valorizar aquilo que é bom, aquilo que é belo, aquilo que nos projeta no futuro”, referiu D. Virgílio Antunes, na homilia da celebração.
Perante os estudantes da Universidade de Coimbra que encerravam o seu percurso académico, o responsável católico destacou que a juventude é “uma fase em que todas as esperanças se abrem, em que a confiança é grande, em que se vislumbra o futuro”.
A intervenção propôs uma leitura diferente da “saudade e do significado das capas negras, que vai para além daquela nostalgia, daquele tom até às vezes melancólico e triste de quem está a deixar uma realidade”.
“Gostaria, sobretudo, de focar na projeção noutra realidade, projetar-se no futuro: que a saudade, simbolizada na capa negra, não seja só saudade do passado, mas seja saudade do futuro, porque essa é a condição da nossa realização”, precisou.
O bispo de Coimbra sublinhou que, na visão cristã, o passado e o presente “remetem sempre para o futuro”
“Vamos projetar-nos, com confiança, no futuro”, apelou.
D. Virgílio Antunes manifestou a sua confiança nos finalistas e na sua capacidade de ajudar a construir “uma humanidade muito mais completa, mais perfeita, a viver em paz, em harmonia e em justiça, e permita a todo uma realização mais adequada”.
A homilia destacou a importância de acompanhar quem sofre e está sozinho, para que “ninguém chegue a momentos de desespero”.
“A vossa vida profissional, seja como for, a vossa vida familiar, social, política, económica, financeira e cultural, tudo aquilo que o vosso mundo vai abarcar, é um lugar de nascer e de crescer a esperança”, sustentou o responsável católico.
Já no sábado, o bispo de Coimbra presidiu à Bênção das Pastas dos finalistas do Instituto Politécnico de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem e de instituições privadas de Ensino Superior.
OC