Fátima: D. Antonino Dias preside à peregrinação internacional aniversária de junho
Fátima, 11 jun 2024 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, vai presidir, dias 12 e 13 deste mês, à peregrinação internacional aniversária de junho que evoca a segunda aparição de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos.
A 26 de maio deste ano, o prelado esteve em Fátima por ocasião da 42.ª peregrinação a Fátima da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e referiu como principal razão de peregrinar à Cova da Iria “pedir à ‘Senhora do Sim’ que a todos, sobretudo aos jovens, ajude a ler a vida à luz de Deus, pois cada vida é uma vocação que brota do coração de Deus e que reclama atenção e responsável discernimento”.
Em 2023, D. Antonino Dias afirmou que “Fátima dá-nos tranquilidade, mas não só: Fátima apela ao recolhimento, à ternura, ao silêncio, à conversão, à alegria interior, à paz, à paz do coração e no mundo, como consequência desta paz de Jesus em nós”, sublinhou, apontando a “falta de paz interior” como “origem do pecado”.
“O Santuário, como altar do mundo, é um exemplo do acolhimento de uma enorme comunidade oriunda de várias latitudes que sabe conviver aqui debaixo do olhar da mãe que nos conduz para o filho”, disse ainda.
D. Antonino Eugénio Fernandes Dias é natural da freguesia de Longos Vales, concelho de Monção. Estudou Humanidades, Filosofia e Teologia nos Seminários de Braga, onde foi ordenado a 13 de junho de 1974.
A 25 de Janeiro de 1975, tomou posse da Paróquia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo e em 1983, foi nomeado vice-reitor, nas funções de reitor, do Seminário de São Teotónio, em Monção.
D. Antonino Dias foi ordenado bispo a 21 de janeiro de 2000 na Igreja de São Domingos, Viana do Castelo. Eleito bispo de Portalegre – Castelo Branco, pelo Papa Bento de XVI em 8 de setembro de 2008.
Em 12 de Outubro de 2008 tomou posse na Diocese de Portalegre – Castelo Branco.
LFS