UCP: Escola de Verão da Faculdade de Teologia procura mostrar a fé cristã no «cuidado com o espaço comum»

Atividades formativas vão realizar-se em sessões síncronas online nos dias 5, 12, 19 e 26 de junho

Lisboa, 04 jun 2024 (Ecclesia) – O professor Alfredo Teixeira, coordenador da Escola de Verão da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), disse que esta é uma proposta que pretende “pensar a fé cristã no espaço público”.

“No fundo, o que está em causa é pensar que a proposta cristã é uma proposta, claramente, de transformação do mundo. Diríamos que, de alguma forma, a fé cristã pode ser pensada a partir desta perspetiva, um modo de habitar o mundo. E, obviamente, habitar implica habitar com os outros”, referiu o docente, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A Escola de Verão da Faculdade de Teologia da UCP 2024, que realiza sessões em todas as quartas-feiras do mês de junho (5, 12, 19 e 26 de junho), com o tema “Fora do Mundo não há salvação”, dá seguimento à primeira edição sobre a importância do apóstolo Paulo na construção do Cristianismo e na edificação de alguns dos valores fundamentais que caracterizam a civilização.

“E, de alguma forma, esse objetivo, que é de pensar a fé cristã no espaço público, pensar o contributo da mundividência cristã para a construção deste espaço comum em que vivemos, continua a ser, de facto, fundamental. E nesse sentido, ‘Fora do mundo não há salvação’ é talvez uma expressão que parece provocatória, mas ela tem um substrato interessante”, indica Alfredo Teixeira.

O professor universitário fala que desde a primeira hora que o “anúncio da fé cristã é um anúncio que escolhe o mundo, escolhe a cidade” e que, de alguma forma, “contamina a própria pregação cristã”, no sentido de “valorizar a história, de valorizar até políticas de experiência da fé”.

“Nós temos o testemunho claro nos documentos das igrejas primitivas de que desde muito cedo os cristãos rezam pelos governantes. Mesmo, porventura, até em contextos de perseguição, os cristãos, as comunidades cristãs rezam pelos governantes. Ou seja, têm esta preocupação daquilo que é o cuidado do espaço comum que construímos. Nesse sentido, esta Escola de Verão, em quatro etapas, vai procurar mostrar como, a partir de diferentes perspetivas, nós podemos ver a fé cristã nesta lógica”, informou.

O programa começa com “Max Weber e a ética protestante”, a 5 de junho, seguindo-se uma segunda sessão centrada em Enrique Dussel, “um filósofo argentino que foi muito influente numa certa compreensão filosófica da teologia da libertação”, e as metáforas teológicas de Marx.

“Ele escreveu um livro muito curioso sobre as metáforas teológicas de Marx. Ou seja, ele analisa o modo como Marx pega em muitas figuras bíblicas, em particular na literatura profética, e como usa essa sabedoria bíblica para interpretar os contextos que ele vivia, os contextos que ele critica do ponto de vista da desigualdade, da injustiça”, explica Alfredo Teixeira.

“Maria de Lourdes Pintasilgo, o cuidado e o «querer comum»” é o tema da terceira sessão, que, segundo o coordenador da Formação de Extensão Universitária da Faculdade de Teologia da UCP, se foca numa “figura notável do Portugal contemporâneo” no contexto dos 50 anos da Revolução dos Cravos e a única primeira-ministra portuguesa.

“Uma mulher católica presente em muitos dinamismos internacionais, também obviamente não confessionais, e que tem uma particular relação, do nosso ponto de vista, com o espírito deste pontificado do Papa Francisco, já que grande parte do seu pensamento se desenvolveu em torno da ideia de cuidado e também de uma outra expressão que é muito idiomática nela, que é a expressão ‘o querer comum’, que no fundo eu diria que é uma outra face da expressão casa comum”, assinala o docente, em entrevista emitia hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).

A 26 de junho decorre a última sessão sobre o “Papa Francisco e a «casa comum»”, a partir da encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti.

Organizada pelo Instituto Religare, a Escola de Verão vai desenvolver-se em formato online (plataforma colibri.zoom), com as atividades formativas a realizarem-se entre as 18h30 e as 20h00, num programa com um total de seis horas.

PR/LJ/OC

UCP: Faculdade de Teologia promove «Escola de Verão» centrada no tema «Fora do Mundo não há salvação»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top