Vaticano: Papa evoca «escombros» da guerra e da indiferença, que atingem a humanidade

Celebração nas ruas de Roma convidou a partilhar «pão do amor»

Roma, 02 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa evocou hoje em Roma os “escombros” deixados pelas guerras e a indiferença, em várias partes do mundo, convidando os católicos a partilhar o “pão do amor”; inspirados em Jesus.

“Todos os dias vemos cada vez mais estradas que outrora cheiravam a pão fresco e hoje estão reduzidas a montes de escombros, por causa da guerra, do egoísmo e da indiferença. É urgente devolver ao mundo o aroma bom e fresco do pão do amor, para continuar a esperar, sem nunca se cansar, e a reconstruir o que o ódio destrói”, declarou, na homilia da Missa a que presidiu na Basílica de São João de Latrão.

A celebração assinalou a solenidade do Corpo de Deus, que decorre na Itália – e noutros países onde não é feriado civil – este domingo; em Portugal, foi celebrada na última quinta-feira.

Francisco referiu que a Eucaristia ensina a oferecer e a agradecer, afirmando que “o egoísmo não traz liberdade, mas escravidão”.

O Papa recordou que a palavra Eucaristia “quer dizer, precisamente, obrigado”, convidando a agradecer a Deus e a fazer memória, como Jesus pediu aos seus discípulos.

“Fazer memória da nossa vida, fazer memória dos nossos sucessos, fazer memória dos nossos erros, fazer memória daquela mão estendida do Senhor que nos ajuda sempre a levantar, fazer memória da presença do Senhor na nossa vida”, recomendou.

A homilia alertou para um falso “conceito de liberdade”, de quem “faz tudo o que lhe apetece, sem respeitar os outros”.

Francisco abordou ainda o tema da presença real de Cristo na Eucaristia, “um Deus que não está distante nem é ciumento, mas próximo e solidário”.

No final da Missa decorreu a procissão eucarística, pelas ruas de Roma, até à Basílica de Santa Maria Maior, onde o Papa concedeu a bênção.

“Partindo do Altar, levaremos o Senhor entre as casas da nossa cidade. Não o fazemos para nos exibir, nem para ostentar a nossa fé, mas para convidar todos a participarem no Pão da Eucaristia, da vida nova que Jesus nos deu”, tinha explicado o Papa, na homilia.

OC

Vaticano: Papa diz que Missa nunca é «ato de culto desvinculado da vida»

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR