Francisco recordou situações na Ucrânia, Sudão, Palestina, Israel e Myanmar
Cidade do Vaticano, 02 jun 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje ao fim da “escalada” de violência em várias guerras, recordando a “martirizada Ucrânia”, Palestina, Israel e Myanmar.
“Apelo à sabedoria dos governantes, para que cesse a escalada da violência e se coloquem todos os esforços no diálogo e nas negociações”, declarou, no final da recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.
Na última semana, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, tinha alertado para o perigo de uma escalada “incontrolável” se fosse aprovada a utilização de armas da NATO contra alvos militares no território russo, em apoio à Ucrânia.
Ainda este domingo, o Papa convidou os peregrinos presentes na Praça de São Pedro a rezar pelo Sudão, onde a guerra persiste, há mais de um ano, “sem uma solução de paz”.
“Que se calem as armas e que, com o compromisso das autoridades locais e da comunidade internacional, leve ajuda à população” e os “muitos deslocados e refugiados” sudaneses possam encontrar abrigo nos países vizinhos, pediu Francisco.
A ONU alertou que, desde a eclosão do conflito na região, em abril de 2023, têm sido levantados “incansavelmente” alertas sobre ataques contra civis em Cartum, Darfur, Kordofan, Nilo Azul e Gezira.
OC