Secretariado Nacional de Educação Cristã promove iniciativa, que decorre de 27 a 31 de maio, com o tema «EMRC: Lugar de Encontro com a Liberdade»
Fátima, 27 mai 2024 (Ecclesia) – O coordenador da Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que se iniciou hoje e termina a 31 de maio, afirmou que esta é uma iniciativa que celebra o propósito e os protagonistas da disciplina.
“A Semana de EMRC é uma semana maior, porque ali assinalamos a identidade, a missão e também os protagonistas que no terreno, na escola, aula a aula, a tornam possível”, desde logo os professores e a “razão de ser” da disciplina, que são os alunos, afirmou Jorge Novo.
“EMRC: Lugar de Encontro com a Liberdade” é o tema da iniciativa do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), que se relaciona de “forma perfeita” com os 50 anos do 25 de Abril, destacou o membro da equipa nacional de apoio à EMRC.
“Tudo o que se relaciona com a liberdade está iminentemente no âmago daquilo que é a educação, especialmente a Educação Moral e Religiosa Católica”, referiu o responsável, à margem do XXII Encontro Nacional de EMRC dos alunos do 1ºciclo, realizado na sexta-feira passada.
Para o professor de EMRC, a liberdade concretiza-se na disciplina desde o início, “porque são os alunos que escolhem frequentar ou não” as aulas.
“Nós, professores, e os alunos criamos uma relação de liberdade, criamos uma relação de aprendizagem em liberdade e, sobretudo, aprendemos a ser livres uns com os outros e a ajudar-nos a ser livres uns aos outros e a tornar este mundo mais livre”, defendeu.
Ao longo da Semana Nacional de EMRC vão realizar-se mais de 60 atividades, ao nível das escolas e dioceses, nomeadamente um webinar, no dia 28 de maio, subordinado ao tema “Diálogo(s) sobre a Educação, EMRC e a Liberdade” e que, de acordo com Jorge Novo, compreende um conjunto de figuras de diversas áreas da sociedade.
“Este webinar é tão interessante também não só pelos protagonistas, mas inclusive pela importância que a liberdade tem em termos de educação, em termos de escola. E a importância que a liberdade tem vai ao encontro também do valor estratégico que a EMRC compreende na educação integral, na educação e formação dos alunos”, realçou.
Jorge Novo assinala que “hoje as sociedades dirimem-se com as questões relacionadas com a liberdade, com o ser-se livre, com os obstáculos à liberdade”, e que “tudo o que contribui para a reflexão ajuda, com certeza, a educação dos alunos”.
“Este webinar servirá para toda a comunidade educativa, para professores, para dirigentes escolares, para pais encarregados de educação, inclusivamente para os alunos, para as outras profissões que apoiam o processo educativo, para agentes pastorais, para catequistas, até para sacerdotes”, ressaltou.
“Todos estão convidados a participar neste webinar tão importante, numa semana especial, na semana maior, que é a EMRC”, convidou o responsável.
A Semana Nacional de EMRC arranca hoje com a exibição de dois vídeos: um realizado e produzido para os 1º e 2º ciclos e outro para o 3º ciclo e ensino secundário, para os professores e para os mais adultos, explica o docente.
Entre as iniciativas está também a exposição virtual que vai dar a conhecer a história dos manuais de EMRC, desde 1962 até à atualidade, onde podem ser vistas as diversas perspetivas de análise, os focos que a liberdade teve no processo que a disciplina procurou implementar junto dos alunos.
“Nesta semana nós também teremos o prazer de dar a conhecer a todos os alunos, a todos os professores da EMRC em especial, a todas as comunidades educativas, um hino com letra de Elsa Almeida e música de Sebastião Antunes, cujo título é Que o Amor Vire Viral”, indicou Jorge Novo.
O docente deseja que a EMRC seja uma disciplina para a qual todos olhem e vejam nela a importância para a melhor educação dos alunos e que se perceba que o seu contributo é tão “positivo e decisivo, não só para a formação”, mas também para o saber fazer, saber ser, saber estar e relacionar-se.
O diretor do SNEC, Fernando Moita, espera que esta seja uma semana que “o nome da disciplina de educação moral seja falada pelos melhores motivos”, oferecendo “uma identidade cada vez mais consistente” daquilo que é a EMRC e daquilo que pretende.
“Esta semana também queremos que outros nos digam como é que nós podemos continuar a colaborar nos projetos educativos dos agrupamentos e na realidade de Portugal”, sublinha Fernando Moita, que acrescenta que o SNEC se encontra disponível para tal. “Queremos, de facto, ser elementos estruturantes e construtivos de um Portugal que queremos e de uma Europa e de um mundo muito mais fraterno, muito mais justo e onde a beleza e o amor imperem no dia a dia”, referiu. |
LJ
EMRC: Semana Nacional apresenta disciplina como «lugar de Encontro com a Liberdade»